A Universidade Estadual de Montes Claros poderá apoiar o Programa de Proteção e Atenção à Mulher de Mato Verde (Norte de Minas). Implantada há três meses, a iniciativa foi lançada oficialmente na noite última sexta-feira (30/7), em palestra do reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, no espaço Imperium, naquele município. O evento foi dirigido às representantes de diversos setores da comunidade local e que atuam como multiplicadoras no trabalho preventivo contra a violência doméstica. Foram respeitados todos os protocolos sanitários estabelecidos neste período de pandemia do Novo Coronavírus.
O prefeito Oscar Lisandro Teixeira justificou o convite ao reitor, destacando o seu histórico acadêmico com os estudos sobre Ética e, ainda, o trabalho da gestão superior da Universidade com a causa social de proteção às mulheres. Formalizou o pedido para que a Unimontes seja uma apoiadora a este trabalho. Ele esteve acompanhado pelo vice-prefeito Pedro Henrique Horta Freitas.
Além das integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), a lideranças femininas locais também participaram das atividades: a secretária municipal Antônia Garcia da Costa (Desenvolvimento Social e Geração de Emprego e Renda), a coordenadora do Programa, Lucília Andrade, vereadoras Maria Vanda Ribeiro e Daiane Kelen Cardoso, e a sargento PM Kamila Karoline Silva Carvalho.
“Parabenizo a todos os envolvidos pela iniciativa, porque precisamos reconhecer as nossas vulnerabilidades. O trabalho de vocês será de grande importância para dar condições às mulheres em suas decisões, para que possam romper dependências emocionais e psicológicas, muito mais marcantes e traumáticas e muito além do aspecto financeiro e material numa relação familiar”, destacou o professor Antonio Alvimar.
Segundo Lucília Andrade, o Programa oferece à comunidade oficinas, rodas de conversa e visitas para multiplicar as medidas preventivas contra a violência à mulher. A equipe de conselheiras reúne profissionais como psicólogas, assistentes sociais e advogadas, com o apoio da Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica, da Polícia Militar.
SUPORTE
O reitor propôs uma mobilização para reforçar estas ações, com a realização de palestras e conferências virtuais dentro da demanda apresentada pelo município, com o envolvimento das pesquisadoras dos diversos grupos de estudos sobre violência e gênero da Universidade, assim como os relatos de experiência dos profissionais atuantes no atendimento referencial do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) às vítimas de agressão física e sexual. A Unimontes também integra a Rede de Enfrentamento à Violência contra Mulheres de Montes Claros.