Prefeito Oscar Lisandro durante abertura do evento (Fotos Ascom)

A Universidade Estadual de Montes Claros poderá apoiar o Programa de Proteção e Atenção à Mulher de Mato Verde (Norte de Minas). Implantada há três meses, a iniciativa foi lançada oficialmente na noite última sexta-feira (30/7), em palestra do reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, no espaço Imperium, naquele município. O evento foi dirigido às representantes de diversos setores da comunidade local e que atuam como multiplicadoras no trabalho preventivo contra a violência doméstica. Foram respeitados todos os protocolos sanitários estabelecidos neste período de pandemia do Novo Coronavírus.

O prefeito Oscar Lisandro Teixeira justificou o convite ao reitor, destacando o seu histórico acadêmico com os estudos sobre Ética e, ainda, o trabalho da gestão superior da Universidade com a causa social de proteção às mulheres. Formalizou o pedido para que a Unimontes seja uma apoiadora a este trabalho. Ele esteve acompanhado pelo vice-prefeito Pedro Henrique Horta Freitas.

Reitor Antonio Alvimar durante palestra

Além das integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), a lideranças femininas locais também participaram das atividades: a secretária municipal Antônia Garcia da Costa (Desenvolvimento Social e Geração de Emprego e Renda), a coordenadora do Programa, Lucília Andrade, vereadoras Maria Vanda Ribeiro e Daiane Kelen Cardoso, e a sargento PM Kamila Karoline Silva Carvalho.

“Parabenizo a todos os envolvidos pela iniciativa, porque precisamos reconhecer as nossas vulnerabilidades. O trabalho de vocês será de grande importância para dar condições às mulheres em suas decisões, para que possam romper dependências emocionais e psicológicas, muito mais marcantes e traumáticas e muito além do aspecto financeiro e material numa relação familiar”, destacou o professor Antonio Alvimar.

Segundo Lucília Andrade, o Programa oferece à comunidade oficinas, rodas de conversa e visitas para multiplicar as medidas preventivas contra a violência à mulher. A equipe de conselheiras reúne profissionais como psicólogas, assistentes sociais e advogadas, com o apoio da Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica, da Polícia Militar.

SUPORTE

O reitor propôs uma mobilização para reforçar estas ações, com a realização de palestras e conferências virtuais dentro da demanda apresentada pelo município, com o envolvimento das pesquisadoras dos diversos grupos de estudos sobre violência e gênero da Universidade, assim como os relatos de experiência dos profissionais atuantes no atendimento referencial do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) às vítimas de agressão física e sexual. A Unimontes também integra a Rede de Enfrentamento à Violência contra Mulheres de Montes Claros.

Coordenadora Lucília Andrade e parte das conselheiras municipais dos Direitos da Mulher

Relacionadas

Museu da Unimontes divulga exposições para novembro
Mestrado Profissional em Educação Física da Unimontes lança Edital para uma vaga de professor colaborador
Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez