A troca de experiências entre os programas de excelência na área interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Este é o principal objetivo da oficina de trabalho do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGS), da Universidade Estadual de Montes Claros, que teve início na manhã desta segunda-feira (15/7) e encerrou-se no fim da tarde, com a participação de coordenadores e professores do mestrado e do doutorado na área de Ciências da Saúde.

Entre os temas abordados interdisciplinaridade, fundamentos filosóficos, complexidade e desafios à produção e aplicação do conhecimento. O PPGCS alcançou o conceito 6 na última avaliação quadrienal da CAPES, realizada no ano passado, o que lhe garante ser reconhecido como um curso de excelência internacional. Os conceitos variam de 1 a 7.

“Este modelo de oficina é um grande incentivo para a pós-graduação da Unimontes, em todos os seus programas de mestrado e de doutorado, sobretudo pelo alinhamento das atividades com a participação de todos os envolvidos”, considerou o reitor da Universidade e colaborador do PPGCS, professor Antonio Alvimar Souza, que esteve presente na abertura dos trabalhos.

“Nosso objetivo é aprimorarmos as relações interdisciplinares dos docentes e das disciplinas que atuam no programa. Tudo está em sintonia com o que a Capes tem nos orientado. Capacitar discentes dentro do programa de mestrado e doutorado a realizarem ações de maior potencialidade para resolução de problemas complexos é uma delas”, explica o coordenador do PPGCS, professor Alfredo Maurício Batista de Paula.

Ainda conforme o coordenador, o encontro propõe a reformulação da grade curricular para melhor interação entre os docentes do programa. “Estamos fortalecendo as nossas ações em atividades de inovação tecnológica de saúde. Nosso objetivo é que o mestrando ou doutorado seja capacitado para obter ferramentas que vão lhe propiciar a abertura de negócios próprios e empresas com o objetivo de melhorar os indicadores de saúde da população”, acrescenta.

Como proposta de interação com outros públicos, a coordenação do programa estuda a viabilidade da proposta de ampliar a oferta do PPGCS em outro estado brasileiro. Os encaminhamentos foram apresentados aos participantes da oficina.

Disciplinas isoladas

A coordenação do PPGCS deve divulgar dia 18 de julho a relação dos candidatos aprovados no processo seletivo para disciplinas isoladas, que deverão efetuar a matrícula nos dias 5 a 6 de agosto.

Mais fotos da oficina – Crédito: Divulgação

TAGS:PRPG

Relacionadas

Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro
Unimontes oferece até 36 vagas para Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Social – Inscrições começam no dia 18
Unimontes, em parceria com a Fiocruz, realiza estudo sobre teste rápido para a doença de Chagas – Ação faz parte do Projeto Cuida Chagas
Doutorandas e mestranda do PPGCS/Unimontes têm artigo premiado em 1º lugar no XXIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital