O Núcleo de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica(Ágora), da Universidade Estadual de Montes Claros (Ágora), está com novo endereço eletrônico. O formato mais dinâmico, que amplia o quadro de informações, especialmente sobre a legislação específica, tem como objetivo a unidade ao mercado de pesquisadores e à comunidade acadêmica.

Coordenador geral do Ágora, o professor Dario Alves de Oliveira explica que o núcleo tem como atribuição “divulgar as propriedades intelectuais, investigações científicas e os pesquisadores vinculados à universidade, bem como os conceitos de propriedades”. Além disso, atua como mediador para conscientizar a comunidade acadêmica sobre a proteção das criações, bem como zelar pela implantação, manutenção e o desenvolvimento da política institucional de inovação tecnológica.

Entre as novidades do novo portal está a “Vitrine Tecnológica”, cuja função é destacar novos produtos criados a partir do depósito de patente – e que podem ser negociados no mercado.

Confira

“As pesquisas desenvolvidas na Universidade têm a necessidade de ganhar o mercado. E isso só acontece com o interesse e a aquisição das empresas”, conta a gestora em Ciência e Tecnologia do Ágora, professora Roseli Aparecida Cardoso Vieira. Atualmente, o Núcleo detém três tecnologias em processo de transferência.

Propriedade Intelectual

O site também estimula a sociedade acadêmica e a comunidade em geral sobre a importância da proteção ao conhecimento, Direitos Autorais, Marcas, Desenho Industrial como adequação ao novo contexto estabelecido pela Lei de Inovação (Lei nº. 10.973/2004, regulamentada pelo Decreto 5.563/2005).

“Em relação às patentes, o Ágora oferece, ainda, orientações técnicas preliminares sobre os requisitos exigidos para concessão, que podem ser divididas em Patente de Invenção e/ou Modelo de Utilidade”, enumera a gestora. É função do site também ofertar orientações técnicas para depósito de patentes, entre as quais a busca de anterioridade, redação de patente, depósito de pedido de patente junto aos órgãos competentes, proteção das criações desenvolvidas na instituição, bem como a formalização de contratos.

Os pesquisadores do Ágora analisam que a escalada de novas ideias tem instigado a inovação em vários setores, principalmente no mundo corporativo, onde o surgimento de startups, marcas, aplicativos e softwares “provoca exponencial crescimento na economia e modifica o jeito de ser e de fazer negócio”.

Daí, completam os professores, “a oportunidade de pesquisadores, acadêmicos e técnicos que desenvolvem ou que têm possibilidade de desenvolvimento de produtos, processos ou de serviços inovadores no âmbito da Universidade se aliem a uma instituição e busquem informações técnicas para a melhor maneira de entrar no mercado de forma assertiva”. Isso inclui, também, as pesquisas com o viés tecnológico.

Site: www.agora.unimontes.br
e-mail: agora@unimontes.br