Primeiro módulo abordou a importância do gerenciamento permanente de competências na valorização do trabalho em equipe

A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, referência mundial na produção de insulina e medicamentos para o tratamento do Diabetes, reforça a sua condição de uma das principais parceiras-cidadãs da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Com a maior fábrica do segmento na América Latina instalada no município, a empresa realiza a primeira de uma série de oficinas com o corpo funcional do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes), com foco na temática “Gestão”.

Emerson Lincoln de Oliveira Teixeira, gerente de RH da Novo Nordisk, é o responsável pelo primeiro módulo, realizado nessa quarta-feira (28/7). Foram qualificados os gestores vinculados à diretoria administrativa, sob a coordenação do enfermeiro Paulo Henrique Machado Ovídio.

Na oficina “Fazer do Gestor”, o representante da multinacional pode reforçar o papel do gerente nas relações interpessoais com os servidores. “O gerenciamento de competências passa pelo olhar para a equipe de servidores e saber distribuí-las com foco no desenvolvimento do setor. É saber que a performance da equipe está ligado aos padrões de qualidade e impacto das decisões”, pontuou.

Emerson Teixeira durante curso, acompanhado pelo diretor administrativo Paulo Henrique Machado
(Fotos: Wesley Gonçalves)

Emerson Teixeira sugere que o gestor saia da sua zona de conforto e conduza as mudanças em tempo ágil, uma forma ativa de lutar contra a inércia. “Ele (gestor) precisa ter diversidade para gerenciar em todas as situações. O gestor é referência, enquanto líder, na vida dos seus comandados. E, portanto, precisa ter responsabilidade sobre os processos e habilidade para responder sobre os mesmos”, acrescentou.

“A visão de um bom líder é criar conexões, amadurecer as relações interpessoais e desenvolver as habilidades dos servidores. Desta forma, ele consegue lidar com os problemas e resolvê-los. É preciso conhecer mais sobre o seu time, pois liderança não é um cargo. É uma conquista”, destacou.

PARCERIA MUITO ALÉM

O diretor administrativo do HUCF, Paulo Henrique Machado Ovídio, conta que a parceria da Unimontes com a Novo Nordisk acontece antes mesmo do período de pandemia do Novo Coronavírus e não está restrita apenas às doações de equipamentos e insumos. A empresa dinamarquesa auxilia também nos processos de áreas como o Almoxarifado e Manutenção, o que aprimora a qualidade da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A parceria estratégica com a Novo Nordisk é fundamental neste processo de gerenciamento e liderança que está sendo implantado no HUCF. Trata-se de umas das melhores empresas para se trabalhar no mundo. A líder farmacêutica é referência na produção de insulina e busca na força e competência dos seus gestores, manter o ambiente de trabalho favorável para que consigam lidar com os problemas e intempéries interpessoais e desenvolver as potencialidades dos seus colaboradores”, destacou o diretor.

AÇÕES NOVO NORDISK

O histórico de parceria entre a Unimontes e a Novo Nordisk Farmacêutica reserva um capítulo especial no início da pandemia. A empresa foi determinante para o trabalho do Laboratório de Pesquisa em Saúde (LPS) do Hospital da Unimontes, ao doar o Maxwell RCS 48, um equipamento de última geração que permite a extração automatizada do RNA Viral nos testes de Covid-19. No ano passado, a Universidade foi responsável pela realização de dois mil testes para a detecção do Novo Coronavírus, sem nenhum custo adicional para o Governo do Estado. Com o apoio de parceiros estratégicos, como o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), MSD Farmacêutica, além de voluntários.

Também foram repassados pelo grupo dinamarquês os insumos para os testes no LPS e equipamentos de proteção individual (EPI’s). A Novo Nordisk contribuiu ainda na capacitação de profissionais da Universidade e fez parte da rede “Ser-Tão Solidário”, de voluntários no apoio às unidades de saúde e casas de apoio nos meses iniciais da pandemia.

Recentemente, o grupo europeu fez outras doações à Unimontes, como três equipamentos para os laboratórios que atendem ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e aos cursos áreas de Biologia: duas incubadoras e uma estufa para esterilização, além de um gabinete de Biossegurança, um ultrafreezer e um espectofotômetro.

A sede montes-clarense da Novo Nordisk ampliou duas doações ao setor de Covid-19 do HUCF com a entrega de sondas de aspiração N14, filtros hepa adulto, sondas de aspiração e filtro de ar para respiradores. A empresa doou também filtro hepa para a UTI Neonatal e placas de curativos (hidrocoloides). Outra colaboração recente ao Hospital de máscaras de oxigênio “Goodcome” e outras sondas de aspiração traqueal N14, além de caixas do medicamento injetável Midazolam (anestésico).

Relacionadas

Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária
Divina Providência realiza formatura de nova turma do Programa Descubra
Unimontes realiza cerimônia de colação de grau