Primeiro módulo abordou a importância do gerenciamento permanente de competências na valorização do trabalho em equipe

A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, referência mundial na produção de insulina e medicamentos para o tratamento do Diabetes, reforça a sua condição de uma das principais parceiras-cidadãs da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Com a maior fábrica do segmento na América Latina instalada no município, a empresa realiza a primeira de uma série de oficinas com o corpo funcional do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes), com foco na temática “Gestão”.

Emerson Lincoln de Oliveira Teixeira, gerente de RH da Novo Nordisk, é o responsável pelo primeiro módulo, realizado nessa quarta-feira (28/7). Foram qualificados os gestores vinculados à diretoria administrativa, sob a coordenação do enfermeiro Paulo Henrique Machado Ovídio.

Na oficina “Fazer do Gestor”, o representante da multinacional pode reforçar o papel do gerente nas relações interpessoais com os servidores. “O gerenciamento de competências passa pelo olhar para a equipe de servidores e saber distribuí-las com foco no desenvolvimento do setor. É saber que a performance da equipe está ligado aos padrões de qualidade e impacto das decisões”, pontuou.

Emerson Teixeira durante curso, acompanhado pelo diretor administrativo Paulo Henrique Machado
(Fotos: Wesley Gonçalves)

Emerson Teixeira sugere que o gestor saia da sua zona de conforto e conduza as mudanças em tempo ágil, uma forma ativa de lutar contra a inércia. “Ele (gestor) precisa ter diversidade para gerenciar em todas as situações. O gestor é referência, enquanto líder, na vida dos seus comandados. E, portanto, precisa ter responsabilidade sobre os processos e habilidade para responder sobre os mesmos”, acrescentou.

“A visão de um bom líder é criar conexões, amadurecer as relações interpessoais e desenvolver as habilidades dos servidores. Desta forma, ele consegue lidar com os problemas e resolvê-los. É preciso conhecer mais sobre o seu time, pois liderança não é um cargo. É uma conquista”, destacou.

PARCERIA MUITO ALÉM

O diretor administrativo do HUCF, Paulo Henrique Machado Ovídio, conta que a parceria da Unimontes com a Novo Nordisk acontece antes mesmo do período de pandemia do Novo Coronavírus e não está restrita apenas às doações de equipamentos e insumos. A empresa dinamarquesa auxilia também nos processos de áreas como o Almoxarifado e Manutenção, o que aprimora a qualidade da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A parceria estratégica com a Novo Nordisk é fundamental neste processo de gerenciamento e liderança que está sendo implantado no HUCF. Trata-se de umas das melhores empresas para se trabalhar no mundo. A líder farmacêutica é referência na produção de insulina e busca na força e competência dos seus gestores, manter o ambiente de trabalho favorável para que consigam lidar com os problemas e intempéries interpessoais e desenvolver as potencialidades dos seus colaboradores”, destacou o diretor.

AÇÕES NOVO NORDISK

O histórico de parceria entre a Unimontes e a Novo Nordisk Farmacêutica reserva um capítulo especial no início da pandemia. A empresa foi determinante para o trabalho do Laboratório de Pesquisa em Saúde (LPS) do Hospital da Unimontes, ao doar o Maxwell RCS 48, um equipamento de última geração que permite a extração automatizada do RNA Viral nos testes de Covid-19. No ano passado, a Universidade foi responsável pela realização de dois mil testes para a detecção do Novo Coronavírus, sem nenhum custo adicional para o Governo do Estado. Com o apoio de parceiros estratégicos, como o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), MSD Farmacêutica, além de voluntários.

Também foram repassados pelo grupo dinamarquês os insumos para os testes no LPS e equipamentos de proteção individual (EPI’s). A Novo Nordisk contribuiu ainda na capacitação de profissionais da Universidade e fez parte da rede “Ser-Tão Solidário”, de voluntários no apoio às unidades de saúde e casas de apoio nos meses iniciais da pandemia.

Recentemente, o grupo europeu fez outras doações à Unimontes, como três equipamentos para os laboratórios que atendem ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e aos cursos áreas de Biologia: duas incubadoras e uma estufa para esterilização, além de um gabinete de Biossegurança, um ultrafreezer e um espectofotômetro.

A sede montes-clarense da Novo Nordisk ampliou duas doações ao setor de Covid-19 do HUCF com a entrega de sondas de aspiração N14, filtros hepa adulto, sondas de aspiração e filtro de ar para respiradores. A empresa doou também filtro hepa para a UTI Neonatal e placas de curativos (hidrocoloides). Outra colaboração recente ao Hospital de máscaras de oxigênio “Goodcome” e outras sondas de aspiração traqueal N14, além de caixas do medicamento injetável Midazolam (anestésico).

Relacionadas

Unimontes participa da Pesquisa Nacional de Universidades Empreendedoras
Unimontes abre inscrições para estrangeiros interessados no Doutorado em Geografia
ProfLetras – Exame Nacional de Acesso destina 22 vagas para Unimontes – Inscrições começam no dia 15 de setembro
Unimontes recebe próxima edição dos Projetos Inspiradores 
Unimontes celebra recepção e graduação de empreendimentos da Incubadora de Empresas Inemontes
Unimontes apresenta ações e serviços na 30ª Fenics em estande compartilhado com a Fadenor e o Centro de Excelência Sertão