A interação de acadêmicos e professores universitários com alunos do ensino fundamental e médio foi a maneira encontrada pelo curso de Ciências Biológicas, do campus da Universidade Estadual de Montes Claros em Unaí (Noroeste de Minas), em divulgar as atividades curriculares associadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, além de despertar o interesse pela área junto aos futuros vestibulandos. A “1ª Mostra da Profissão Biólogo” foi realizada na própria unidade na última semana (17/6), com grande envolvimento da comunidade.

Com exposições, simulações de experimentos e palestras, o evento ajuda a desmistificar a ideia de que o licenciado em Biologia só pode se habilitar para atuar como professor, em disciplinas como Ciências. Como numa turnê, os visitantes puderam conhecer – a partir de apresentação dos universitários – as variáveis de atuação para o graduado em Ciências Biológicas: Anatomia, Fisiologia, Taxonomia e Biologia Floral.

Os alunos do 2º período, por exemplo, abordaram sobre a evolução das plantas, diversidade vegetal e características das espécies, coordenados pela professora doutora Islaine Franciely Pinheiro de Azevedo. Já a turma do 6º período, orientada pela professora doutora Thallyta Maria Vieira, organizou a estação de Zoologia: classificação, biologia, principais características e curiosidades sobre os artrópodes (invertebrados), peixes, répteis e mamíferos (vertebrados) – inclusive com, animais vivos e taxidermizados.

LINHA DE TEMPO

Mostra Unai1

Exposição de ilustrações de espécies da flora

Teste de paternidade, produção de insulina recombinante e organismos transgênicos e outras variações de estudos a partir da descoberta da estrutura do DNA foram abordadas pelos alunos do 8º período do curso de Ciências Biológicas/Unimontes. “É uma vertente da Biologia que está em ampla evidência”, analisou a professora e mestre Ana Paula Venuto Moura, que orientou os universitários na montagem da linha de tempo – e as aplicações da Biotecnologia.

Os detalhes sobre a Microbiologia foram destacados pelos alunos do 4º período, sob orientação da professora mestre Elizabeth Mitsue Hachiya Saud, com a apresentação de detalhes como as diferenças entre células, a microbiota humana (na sua diversidade e quantidade), patologias associadas às enterobactérias até a lavagem correta das mãos. A teoria foi associada a práticas experimentais e lúdicas para reforçar a assimilação do conteúdo.

O evento foi encerrado com uma palestra para os acadêmicos no auditório da Universidade ministrada por egressos do curso da Unimontes – com relato de depoimentos sobre a profissão e o mercado de trabalho.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia