“A Universidade, como a principal geradora de conhecimento e incentivadora do desenvolvimento de 40% do Estado de Minas, envolvendo as regiões Norte, Noroeste e dos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha, não pode, ao elaborar seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), deixar de ouvir a comunidade interna e também externa, seus parceiros, entidades de classe, empresas e representações doe outras Instituições de Ensino Superior”. O argumento é do reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, durante a 1ª reunião do PDI, com representantes da comunidade externa.

O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (30/11), na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, com a presença de pró-reitores, integrantes da comissão institucional do PDI e convidados da comunidade externa. “Somos abertos a todo tipo de diálogo e entendemos que a Unimontes deve ser compreendida na sua totalidade com as manifestações e opiniões coletivas de quem defende uma Universidade construtora e inovadora”, completou o reitor.

Desde junho último, a Comissão responsável pela elaboração do documento vem realizando seminários com a comunidade universitária. Acadêmicos, professores e servidores técnico-administrativos deram suas contribuições e, agora, é a vez de a sociedade participar. Neste encontro, estiveram presentes dirigentes de faculdades privadas, de órgãos públicos e, também, de movimentos sociais.

José Arcanjo, representante do escritório Regional da Emater, participou da reunião e enfatizou a importância da Unimontes como formadora de profissionais e de transformadora da realidade regional. “Esta iniciativa demonstra coragem e comprometimento da Universidade com a região ao convidar diferentes representações da sociedade para participar da elaboração do PDI. Orgulho de observar o quanto este espaço de conhecimento já contribuiu com a mudança social da região e, para manter esta qualidade, é preciso mesmo novos olhares e uma amplitude do conhecimento”, pontuou.

Para o presidente da Comissão do PDI e vice-reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Sousa, é indispensável que a comunidade externa participe deste momento tão importante da Universidade Estadual de Montes Claros, que define suas metas até o ano de 2020 por meio de um Planejamento Estratégico. “É um momento de escuta e de ampliação do debate. Queremos ouvir de nossos parceiros como a Universidade é vista, observada e compreendida. Todas as percepções são relevantes para a construção do documento”, afirmou.
“Sinto-me profundamente orgulhosa em participar com sugestões do Plano de Desenvolvimento Institucional da maior universidade pública da nossa região. Sou egressa da Unimontes e sei dos avanços e desafios da Instituição. Parabenizo a gestão pela iniciativa de envolver a comunidade externa nessa ação tão importante”, disse a professora Tilde Miranda Sarmento, que representou as Faculdades Santo Agostinho.

Já o representante da Comissão da Pastoral da Terra, Alvimar Ribeiro dos Santos, destacou o papel da Universidade como produtora de pesquisa e manifestou o desejo de participar do PDI com sugestões para potencializar o desenvolvimento da região.

A sociedade participará por meio de um canal eletrônico respondendo a um formulário que será devolvido à Comissão do PDI. A proposta da comissão é envolver o maior número de representações da comunidade externa.

Mais informações pelo hotsite http://www.pdi.unimontes.br/

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia