Na data oficial de homenagem aos profissionais (13/5), participação ao vivo será com pesquisadora graduada pela Unimontes e atualmente na Finlândia
Os egressos do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Montes Claros estão nas redes sociais para revelar o orgulho da carreira profissional e, ainda, compartilhar em narrativas o histórico da formação acadêmica. A iniciativa em tempos de quarentena foi idealizada pela coordenação do curso, ministrado em Janaúba (Norte de Minas), para a interação dos ex-alunos com as turmas atuais, além de valorizar ainda mais a profissão e, ainda, para comemorar o Dia do Zootecnista.
O projeto “Como é ser Zootecnista Unimontes” já conta com cinco postagens nas redes sociais Facebook e Instagram do curso, com depoimentos em vídeos. Até o final desta semana, serão postadas pelo menos mais 15 participações.
E nesta quarta-feira, data oficial de homenagem aos profissionais (13 de maio), o formato especial. Transmissão ao vivo que terá como convidada a pós-doutora Márcia Franco, que atualmente é pesquisadora do Natural Resources Institut Finland (sigla Luke), com sede em Helsinki, capital finlandesa. Será a partir das 17 horas, com participação aberta pelo Instagram @zoounimontesjanauba.
Graduada em 2009 pela Unimontes, Márcia é mestre e doutora como bolsista do CNPq em Produção e Nutrição de Ruminantes pela Universidade Federal de Viçosa. Teve experiência acadêmica e profissional também na Texas A&M University (Estados Unidos), como bolsista da CAPES/MEC.
POSITIVA
Coordenadora do curso, a professora Auriclécia Lopes de Oliveira Aiura revela como muito positiva esta experiência de interação com os egressos da Unimontes, especialmente porque, neste contato, os atuais alunos se mostram ainda mais estimulados em saber como as atividades de ensino, pesquisa e extensão contribuem com qualificação acadêmica e profissional.
“Além da valorização propriamente dita, esta nova ação interativa serve para estimularmos o estudo e o amor pela nossa profissão e, ainda, mostrarmos como podemos mudar o nosso entorno. Somos agentes de transformação. Alimentar as pessoas com alimentos de qualidade e a um preço justo é a nossa missão”, acrescenta Auriclécia Aiura.
“Em todos os anos, comemoramos o Dia do Zootecnista com eventos no campus, sempre com a participação de egressos e de profissionais. Desta vez, diante do cenário de prevenção à pandemia do Novo Coronavírus, apenas mudamos o formato e esperamos que a Márcia Franco, em seus relatos de experiência, possa valorizar ainda mais a nossa missão. O zootecnista está em vários lugares ao mesmo tempo, presente em todos os elos da cadeia produtiva da proteína animal”, finaliza a professora.