O professor PhD Renato Sobral Monteiro Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), da Universidade Estadual de Montes Claros, está na Noruega para, na próxima quinta-feira (13/12), ministrar palestra em simpósio internacional na cidade de Oslo, capital daquele país. O tema central do evento será “Games para Pessoas Idosas: Diversão Útil?”, tema que o professor tem pesquisas já consolidadas no país e no exterior.

O “Simpósio Norueguês e Brasileiro” (Norwegian Brazilian Symposium) é promovido pela Universidade Metropolitana de Oslo. A iniciativa faz parte de uma parceria de pesquisa entre o PPGCS/Unimontes e o Instituto Envelhecimento e Saúde (Ageing and Health), ligado ao Oslo University Hospital.

Renato Sobral Júnior profere a palestra “Games para Pessoas Idosas: a Ligação entre Hipóteses Neurobiológicas e Descobertas Clínicas”. O representante da Unimontes também coordenará um treinamento sobre atendimento ao idoso com declínio cognitivo e demência, acidente vascular encefálico e idosos residentes em instituição de longa permanência.

O pesquisador da Unimontes explica que a curta permanência em Oslo tem como principal objetivo “consolidar uma parceria oficial do PPGCS com o Ageingand Health e a Oslo Metropolitan University. Tal parceria poderá proporcionar o intercâmbio de pesquisa de alunos e pesquisadores das três instituições.

CURRÍCULO

Hospita in Oslo

Doutor em Medicina (Neurologia-Neurociências) pela Universidade Federal Fluminense, o professor Renato Sobral é pós-doutorando em Psiquiatria e Saúde Mental no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É também mestre em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em educação física pela Universidade Salgado de Oliveira, especialista em Fisiologia do Exercício e Avaliação Morfofuncional (UGF) e em Recuperação Musculoesquelética.

Na Unimontes, além de professor e pesquisador do PPGCS, Renato Sobral é docente efetivo do Departamento de Educação Física e do Desporto. Atua, ainda, como professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina (Neurologia-Neurociências) da Universidade Federal Fluminense, pesquisador colaborador do Laboratório Control Motor Humano da Universidad de Talca (Talca, Chile), do Centro de Investigação em Fisiologia do Exercício da Universidad Mayor (Santiago, Chile) e do Aldring og Helse (Oslo, Noruega).

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia