Questões atuais relacionadas à produção de pesquisas e aos métodos para suas aplicações estão entre os assuntos relacionados para três eventos institucionais na área de Ciências Biológicas. No período de 3 a 7 de junho, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizará o III Simpósio do Mestrado de Ciências Biológicas a XV Semana de Biologia e o X Encontro Norte-mineiro de Biólogos. O tema central é este: “Os Conflitos da Ciência: a Construção do Pensamento Científico e suas Aplicações”.
A organização é do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu, coordenação e acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, com palestras, mesas-redondas e minicursos. Haverá, ainda, apresentação de trabalhos científicos – oral e pôsteres. As atividades serão realizadas nos prédios 2 e 6 do campus-sede, com exceção da solenidade de abertura, prevista para o dia 3, às 19 horas, no Salão de Eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Montes Claros), com a conferência “Fabricação da Ciência”, com o Maurício Faria (Unimontes).
As inscrições para as atividades devem ser efetuadas no portal do evento: www.semanadabiologia.unimontes.br – em formulário próprio. Há cobrança de taxa.
“Importância”
O professor Marcílio Fagundes é o coordenador-geral dos eventos e salienta que a Unimontes receberá a visita de pesquisadores de renome nacional em diversas áreas das Ciências Biológicas. Observa, ainda, os subtemas relacionados como “O uso de Análises Genéticas na Conservação da Biodiversidade” e o “Manejo e Conservação da Biodiversidade de Plantas do Cerrado”.
Mestrando em Ciências Biológicas, Pedro Fonseca de Vasconcelos também da comissão organizadora, evidencia que “a escolha do tema que norteia o evento baseou-se em um conflito enfrentado por pesquisadores de todas as áreas de conhecimento, principalmente aqueles que pretendem, de fato, contribuir para a construção da ciência no País”.
As palestras serão ministradas por professores e pesquisadores convidados das Universidades de São Paulo (USP), Federais de Minas Gerais (UFMG) e de Lavras (UFLA), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), além da Associação Ruth Schrank (Escola de Educação Especial de Curitiba/PR), Embrapa e da própria Unimontes.
Os assuntos são estes: “Espeleologia do Norte de Minas”, “Resgate animais silvestres”, “Conservação de plantas do cerrado”, “Desafios da atividade docente”, “Cura de doença generativa recessiva”, “Doenças emergentes transmitidas por vetores”, “Entomologia Forense”, e “Desafios da produção científica na área da saúde”, dentre outros.
As mesas-redondas “Patentes – Direito de Propriedade Industrial, “Etnoecologia” e “Interações Ecológicas” serão realizadas nos dias 4 e 5. Os minicursos foram divididos em dois grupos, com variação entre 15 e 20 vagas – cada – de acordo com a área. Temas: “Ferramentas e Tópicos em Conservação”, “Consultoria ambiental”, “Técnicas de Taxidermia”, “Ecologia e técnicas de amostragem de ave”; “Identificação de Plantas de Mata Seca”, “Ensino por Investigação”, “Educação Ambiental”, “Taxonomia e Ecologia de Dípteros Vetores de Doenças”, “Interação inseto-planta” e “Análise do comportamento social de formigas”.
SERVIÇO
III Simpósio do Mestrado de Ciências Biológicas
XV Semana de Biologia
X Encontro Norte-mineiro de Biólogos
Período: 3 a 7 de junho
Locais: Salão de Eventos OAB e campus-sede (prédios 2 e 6).
Inscrições: www.semanadabiologia.unimontes.br