O Norte de Minas contará com 38 delegados como representantes da macrorregião na Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, programada para os dias 25 a 27 de agosto, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A representatividade local foi definida ao final dos trabalhos da Conferência Regional sobre o assunto, realizada nessa segunda e terça-feira (24 e 25/7), no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros.

Ao longo da programação, o evento reuniu um público aproximado de 400 pessoas de 35 cidades norte-mineiras, em palestras, plenárias e debates entre os grupos de trabalho. O secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), Nilmário Miranda, presidiu os trabalhos de abertura e destacou especialmente o envolvimento da Unimontes com o tema, cada vez mais pertinente para a afirmação das políticas públicas em Minas Gerais.

O vice-reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, acompanhou os trabalhos e ressaltou o compromisso permanente na instituição com as temáticas associadas ao evento, assim como os desafios no dia a dia para o cumprimento das políticas públicas. Enfatizou a aplicação do sistema de reserva de vagas no acesso à Universidade, desde 2004.

confA Conferência também contou com a participação do superintendente de Comunidades e Povos Tradicionais da Sedpac, João Carlos Pio de Souza, que ressaltou o grande interesse da Prefeitura de Montes Claros, como anfitriã e organizadora do evento, e dos demais municípios do Norte de Minas na abordagem dos temas relacionados às ações afirmativas. O Grupo de Danças Parafolclórico Saruê, da Unimontes, foi um dos destaques na programação cultural.

De acordo com a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Montes Claros, a escolha dos 38 delegados do Norte de Minas para a representação regional na Conferência Mineira foi conduzida a partir da inscrição dos municípios. A escolha, por sua vez, teve como critério a representatividade dos vários segmentos: mulheres, jovens, idosos e representantes das comunidades tradicionais, dentre outros.

Os municípios que compõem a comitiva para o evento estadual são Montes Claros (com 22 delegados), Manga (2), Matias Cardoso (1), Jaíba (1), Januária (1), Bocaiuva (2), São João da Ponte (3), São João do Pacuí (4) e São Francisco (2).