Um dos encontros com o secretário Otto Alexandre, de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Divulgação)

Nos sete primeiros meses de 2019, os diversos segmentos da gestão da Unimontes incrementaram a articulação com o Governo de Minas Gerais, em ação conjunta com suas diversas secretarias e outros órgãos. O objetivo é a busca por soluções e melhorias das atividades da instituição.

Dentro desse contexto, o governador Romeu Zema esteve em Montes Claros em duas oportunidades e com compromissos de agenda envolvendo a Universidade Estadual de Montes Claros. Ao final de junho, visitou o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Antes, no dia 22 de março, a gestão da Universidade teve uma audiência com o próprio governador, durante evento na Região Integrada de Segurança Pública (11ª RISP), na maior cidade do Norte de Minas.

Governador de Minas, Romeu Zema, durante visita ao HUCF/Unimontes, acompanhado pelo reitor Antonio Alvimar e pela superintendente Príscilla de Menezes

A Universidade Estadual de Montes Claros recebeu, também, no dia 13 de março, a visita da secretária de Estado de Educação, Júlia Sant’Anna e, na primeira semana de agosto, foi a vez do secretário de Justiça e Segurança Pública, Mário Lúcio de Araújo, se reunir com a gestão superior no campus-sede.

DIÁLOGO

Gestores da Unimontes em encontro com o secretário de Governo Custódio Matos (d)

E, entre janeiro e agosto, diversos encontros foram realizados na Cidade Administrativa, principal sede das unidades do Governo de Minas Gerais. Nos mais recentes, que aconteceram nos últimos vinte dias, o reitor Antonio Alvimar Souza cumpriu agenda em Belo Horizonte, com os secretários de Estado de Governo (Custódio Matos), de Planejamento e Gestão (Otto Alexandre Levy Reis), de Fazenda (Gustavo de Oliveira Barbosa) e de Educação (Júlia Sant’Anna).

Foram discutidas questões de ordem orçamentária, financeira e de pessoal, sendo apresentadas as demandas de vários setores da Universidade. Além do secretário Otto Alexandre Levy Reis, a reunião na Seplag contou com a participação dos subsecretários Kênnya Kreppel Dias Duarte (Gestão de Pessoas) e Felipe Magno Parreira de Sousa (Planejamento e Orçamento), além da secretária adjunta, Luísa Cardoso Barreto.

Na oportunidade, o reitor da Unimontes formalizou um pedido para que o Estado autorize novas nomeações de professores aprovados no concurso público e solicitou, ainda, um estudo para a possibilidade de contratações temporárias de técnicos (administrativos e de saúde) e de médicos para a retomada da capacidade de atendimento à comunidade, além de questões funcionais como, por exemplo, a possibilidade de ampliação de carga horária para enfermeiros (para 30 horas).

O professor Antonio Alvimar sugeriu à equipe da Secretaria um novo encontro para analisar a possibilidade de elaboração de uma lei que contemplam as especificidades do ensino superior vinculado ao Estado (Unimontes e da UEMG).

BALANÇO – Na reunião com a secretária de Educação, professora Júlia Sant’Anna, o reitor apresentou um breve balanço sobre os seis primeiros meses da atual gestão, números sobre as ações de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços, com destaque, ainda, para a sugestão de novas parcerias da Unimontes com a pasta.

Com o secretário de Fazenda, Gustavo de Oliveira Barbosa, o reitor da Unimontes oficializou uma demanda que diz respeito a aspectos orçamentários da Universidade. Ele apresentou dados para que, dentro do possível, possa ser revista e ampliada a cota repassada semanalmente pelo Estado – em respeito às particularidades e à autonomia da instituição.

No encontro com o secretário de Governo, Custódio Matos, a comitiva da Unimontes apresentou dados sobre o primeiro semestre da gestão e demandas de ordem operacional, de forma que a Universidade alcance a perspectiva de orçamento. Acompanharam os encontros o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Aloysio Vieira; diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), Irineu Ribeiro Lopes; o assessor de Gestão Estratégica e Inovação, Otávio Braga, e o chefe de gabinete, Allysson Dantas.

Em outros dois momentos, a Universidade também pode se aproximar mais da pasta de Saúde, em encontro com o secretário Carlos Eduardo Amaral da Silva e com o advogado-geral do Estado, procurador Sérgio Pessoa de Paula Castro – realizados em maio.

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária