Um dos encontros com o secretário Otto Alexandre, de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Divulgação)

Nos sete primeiros meses de 2019, os diversos segmentos da gestão da Unimontes incrementaram a articulação com o Governo de Minas Gerais, em ação conjunta com suas diversas secretarias e outros órgãos. O objetivo é a busca por soluções e melhorias das atividades da instituição.

Dentro desse contexto, o governador Romeu Zema esteve em Montes Claros em duas oportunidades e com compromissos de agenda envolvendo a Universidade Estadual de Montes Claros. Ao final de junho, visitou o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Antes, no dia 22 de março, a gestão da Universidade teve uma audiência com o próprio governador, durante evento na Região Integrada de Segurança Pública (11ª RISP), na maior cidade do Norte de Minas.

Governador de Minas, Romeu Zema, durante visita ao HUCF/Unimontes, acompanhado pelo reitor Antonio Alvimar e pela superintendente Príscilla de Menezes

A Universidade Estadual de Montes Claros recebeu, também, no dia 13 de março, a visita da secretária de Estado de Educação, Júlia Sant’Anna e, na primeira semana de agosto, foi a vez do secretário de Justiça e Segurança Pública, Mário Lúcio de Araújo, se reunir com a gestão superior no campus-sede.

DIÁLOGO

Gestores da Unimontes em encontro com o secretário de Governo Custódio Matos (d)

E, entre janeiro e agosto, diversos encontros foram realizados na Cidade Administrativa, principal sede das unidades do Governo de Minas Gerais. Nos mais recentes, que aconteceram nos últimos vinte dias, o reitor Antonio Alvimar Souza cumpriu agenda em Belo Horizonte, com os secretários de Estado de Governo (Custódio Matos), de Planejamento e Gestão (Otto Alexandre Levy Reis), de Fazenda (Gustavo de Oliveira Barbosa) e de Educação (Júlia Sant’Anna).

Foram discutidas questões de ordem orçamentária, financeira e de pessoal, sendo apresentadas as demandas de vários setores da Universidade. Além do secretário Otto Alexandre Levy Reis, a reunião na Seplag contou com a participação dos subsecretários Kênnya Kreppel Dias Duarte (Gestão de Pessoas) e Felipe Magno Parreira de Sousa (Planejamento e Orçamento), além da secretária adjunta, Luísa Cardoso Barreto.

Na oportunidade, o reitor da Unimontes formalizou um pedido para que o Estado autorize novas nomeações de professores aprovados no concurso público e solicitou, ainda, um estudo para a possibilidade de contratações temporárias de técnicos (administrativos e de saúde) e de médicos para a retomada da capacidade de atendimento à comunidade, além de questões funcionais como, por exemplo, a possibilidade de ampliação de carga horária para enfermeiros (para 30 horas).

O professor Antonio Alvimar sugeriu à equipe da Secretaria um novo encontro para analisar a possibilidade de elaboração de uma lei que contemplam as especificidades do ensino superior vinculado ao Estado (Unimontes e da UEMG).

BALANÇO – Na reunião com a secretária de Educação, professora Júlia Sant’Anna, o reitor apresentou um breve balanço sobre os seis primeiros meses da atual gestão, números sobre as ações de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços, com destaque, ainda, para a sugestão de novas parcerias da Unimontes com a pasta.

Com o secretário de Fazenda, Gustavo de Oliveira Barbosa, o reitor da Unimontes oficializou uma demanda que diz respeito a aspectos orçamentários da Universidade. Ele apresentou dados para que, dentro do possível, possa ser revista e ampliada a cota repassada semanalmente pelo Estado – em respeito às particularidades e à autonomia da instituição.

No encontro com o secretário de Governo, Custódio Matos, a comitiva da Unimontes apresentou dados sobre o primeiro semestre da gestão e demandas de ordem operacional, de forma que a Universidade alcance a perspectiva de orçamento. Acompanharam os encontros o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Aloysio Vieira; diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), Irineu Ribeiro Lopes; o assessor de Gestão Estratégica e Inovação, Otávio Braga, e o chefe de gabinete, Allysson Dantas.

Em outros dois momentos, a Universidade também pode se aproximar mais da pasta de Saúde, em encontro com o secretário Carlos Eduardo Amaral da Silva e com o advogado-geral do Estado, procurador Sérgio Pessoa de Paula Castro – realizados em maio.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes