A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) desenvolve os trabalhos de inclusão ao Sistema de Seleção Unificada – Sisu (do Ministério da Educação), com a possibilidade de adesão no primeiro semestre de 2016 para o ingresso aos seus cursos de graduação. Na manhã desta segunda-feira (6/4), a Unimontes recebeu a visita do pró-reitor adjunto de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor Walmir Matos Caminhas, que falou sobre a experiência daquela instituição após se aderir ao sistema unificado.
O pró-reitor adjunto da UFMG participou de debate com os pró-reitores, coordenadores de cursos, chefes de departamentos e representantes da comunidade discente da Unimontes, na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria). As atividades foram coordenadas pela Pró-Reitoria de Ensino.
Walmir Matos Caminhas apresentou diversos dados sobre os resultados da UFMG com o Sisu, que passou valer para o ingresso nos seus cursos de graduação no primeiro semestre de 2014. No Sisu, a escolha dos alunos para as matrículas nas graduações das instituições públicas de ensino superior é feita por meio das notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), substituindo o tradicional vestibular.
De acordo com as estatísticas apresentadas, 92% dos estudantes que ingressaram na UFMG por intermédio do Sistema de Seleção Unificada são de Minas Gerais. Outra informação fornecida por Walmir Matos Caminhas mostra que, com o Sisu, houve um crescimento da concorrência aos cursos da UFMG. Porém, o percentual de matrículas não aumentou. Ele revelou que o Sisu também é muito usado para que alunos já matriculados no ensino superior possam fazer a transferência de uma instituição para outra.
MODELOS
Durante o encontro, Caminhas falou ainda sobre a política de auxílio aos alunos da UFMG, que tem um dos melhores programas de assistência estudantil do País. Ele falou sobre os modelos de funcionamento da moradia estudantil e dos restaurantes universitários da universidade. Lembrou que a instituição adota um sistema em que a cobrança do valor da alimentação é proporcional à renda familiar do aluno.
Pró-reitor de Ensino da Unimontes, professor João Felício Rodrigues Neto considerou o encontro com o representante da UFMG altamente positivo. “Os nossos coordenadores, chefes de departamentos e os representantes da comunidade estudantil tiveram a oportunidade de fazer perguntas, esclarecer dúvidas e saber realmente quais são os impactos da adesão ao Sisu”, avalia.
Ele lembra que a adesão da Unimontes ao Sisu já foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) e que a universidade vai criar um grupo de trabalho, que será responsável pelas ações que visam a implantação do sistema para o ingresso aos seus cursos de graduação.