O governador Romeu Zema recebeu, na tarde desta sexta-feira (22), em reunião, na sede da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), em Montes Claros, o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Antonio Alvimar Souza, juntamente com outros integrantes da gestão superior da instituição. Foram discutidas questões essenciais ao pleno desenvolvimento da Unimontes e do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). O encontro contou com a participação do subsecretário de Ensino Superior e Profissional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), Fernando Passalio de Avelar
Na oportunidade, o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da Unimontes, professor Aloysio Afonso Rocha Vieira, fez uma rápida apresentação da Universidade. Ele destacou a estrutura, as ações e serviços, bem como as potencialidades da Unimontes, que atua em uma área correspondente a 40% do território mineiro, alcançando uma população de cerca de 2,5 milhões de habitantes.
O reitor Antonio Alvimar entregou ao governador Romeu Zema documento com as demandas e prioridades da Universidade para o pleno desenvolvimento das atividades institucionais, bem como para o funcionamento do Hospital Universitário, que oferece atendimento gratuito, bancado 100% pelo SUS. Um dos pontos abordados pelo reitor foi a adoção de medidas de racionalização de gastos para equilibrar as contas.
É PRECISO INVESTIR NO
AGRONEGÓCIO E EM TECNOLOGIA
Cumprindo uma agenda intensa no Norte de Minas, durante o encontro com o reitor da Unimontes, o governador Romeu Zema apontou o agronegócio e a tecnologia como pontos a serem trabalhados com mais intensidade, cionjuntamente, pelo Governo do Estado e pela Secretaria de Estado de Educação.
Romeu Zema afirmou que o Governo de Minas tem trabalhado “arduamente” nesta gestão para incentivar o agronegócio e também atividades ligadas à tecnologia. Lembrou que, recentemente, foi firmado convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAC) e com a Endeavor, organização sediada em Nova York e pioneira em empreendedorismo de alto impacto.
“Se formarmos 500 programadores jovens por ano, em cursos com duração menor, podemos ter jovens com bons salários e excelente formação. Vejo como importante neste momento em que o Estado enfrenta dificuldades financeiras, fazermos uma pactuação para oferecermos cursos em lotes (por demanda). Assim, teremos condições de otimizar os recursos que estão bem escassos no estado”, assegurou o governador.
O reitor Antonio Alvimar Souza enfatizou a importância da manutenção dos investimentos na Unimontes pelo Governo Estadual, afirmando que “os recursos são essenciais para a continuidade da educação pública, gratuita e de qualidade, principalmente, para a população de baixa renda”. Ele lembrou visita feita à Universidade, no dia 13 de março passado, pela Secretária de Estado de Educação, Julia Figueiredo Goytacaz Sant”Anna.
Ao final do encontro, o governador Romeu Zema convidou o reitor e os membros da gestão superior da Unimontes para, em breve, realizarem uma nova reunião em Belo Horizonte, para tratar diretamente das demandas da Universidade e do Hospital Universitário Clemente de Faria.