A gestão superior da Unimontes mantém o compromisso do diálogo permanente com os acadêmicos e suas entidades representativas. O assunto foi debatido na reunião na última semana, no Salão dos Conselhos (prédio 5, campus-sede), com a participação dos integrantes do Diretório Central dos Estudantes. O reitor, professor João dos Reis Canela, convidou a entidade para que participe efetivamente das atividades institucionais.
A atual diretoria do DCE, que tem como presidente Tayná Kety Ferreira, expôs algumas demandas e apresentou o novo modelo de trabalho, que segue uma proposta descentralizada e participativa – o chamado formato horizontal. O mandato vigente é de um ano.
O Diretório apresentou ainda algumas sugestões de ação para a equipe gestora da Universidade como a ampliação dos espaços de convivências na Universidade – projeto já iniciado pela Diretoria de Gestão de Campi –, viabilidade de recursos para ampliação e reformas na sede do DCE (em andamento), bem como projetos culturais em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão.
Acesse nossas mídias sociais
Outra demanda está no pedido de ampliação do campo de estágios nos diversos ambientes da Universidade, além da regularização jurídica dos bens móveis e imóveis da sede do Diretório, que funciona entre os prédios 1 e 2 do campus-sede.
Também presente ao encontro, o vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, também ressaltou a importância do DCE para o bom desenvolvimento político da Universidade. Ele lembrou que também foi um militante da causa estudantil e que participou ativamente dos movimentos acadêmicos. “A Universidade nos ensina a ter capacidade de conviver com a multiplicidade das ideias”, concluiu.
FERRAMENTA
“Nosso diálogo com a Reitoria deve ser permanente, uma vez que o Diretório Central dos Estudantes é a principal ferramenta de acesso do acadêmico”, pontuaram os acadêmicos. Consoante ao discurso, o reitor João Canela destacou que a aproximação da Universidade com o acadêmico é prioridade. “A gestão não pode fazer promessas que não podem ser cumpridas, mas estamos, sim, satisfeitos com a forte determinação dos acadêmicos, que se aproximam dos anseios de uma realidade que também buscamos e queremos para a nossa Universidade. Desta maneira, o DCE terá o apoio da nossa Unimontes”, ponderou o reitor.