Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub) publicaram edital de seleção para projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias. O objetivo é incentivar o intercâmbio científico entre instituições de ensino superior e os institutos/centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e franceses. Podem participar alunos de programas de doutorado-sanduíche (em dois países) e profissionais em estágio pós-doutoral.

No âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros, o Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (NIC/Unimontes) coordena os trabalhos e informa aos interessados sobre os prazos para inscrição. Conforme o edital os interessados podem se inscrever gratuitamente até 30 de outubro.

O interessado deve preencher formulário de inscrição, com acesso pelo endereço eletrônico www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/franca/cofecub. Outra meta do Programa é a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. O Cofecub é vinculado à Conferência dos Presidentes das Universidades Francesas.

Serão selecionados até 20 (vinte) projetos conjuntos de pesquisa nas diversas áreas de conhecimento, conforme a disponibilidade orçamentária e financeira da Capes – vinculada ao Ministério da Educação. Os projetos serão coordenados por um pesquisador brasileiro e outro francês. A vigência dos trabalhos será em 2016.

SERVIÇO
Programa Capes/Cofecub
Seleção: até 20 projetos conjuntos de pesquisa
Inscrição: até 30 de outubro
Site oficial: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/franca/cofecub

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia