“O Papel da Mulher no Contexto da Economia Solidária no Norte de Minas”. Este é o tema o seminário que acontecerá nos próximos dias sete e oito de março, em Montes Claros, com mesas de debate, exposição de trabalhos, oficinas e feira de artesanatos. A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), da Universidade Estadual de Montes Claros, é uma das promotoras do evento, que terá programação especial no campus-sede, no primeiro dia de atividades.

A ideia é fomentar a discussão sobre a economia solidária a partir dos personagens envolvidos, em especial as empreendedoras, como parte das comemorações regionais pelo Dia Internacional da Mulher. O Conselho Municipal e o Fórum Estadual de Economia Solidária são parceiros na realização do Seminário.

INSCRIÇÕES

As inscrições serão efetuadas uma hora antes da abertura dos trabalhos, com uma taxa simbólica para custeio dos certificados e materiais gráficos. A abertura oficial acontecerá no dia sete de março, às 9 horas, no auditório do prédio 2, no campus-sede da Unimontes, com a mesa de debate “O Papel da Mulher no Contexto da Economia Popular Solidária no Norte de Minas: Avanços e Desafios”. Em seguida, debate.

Confira

À tarde, a partir das 14 horas, nova mesa de debate sobre “As Novas Perspectivas da Economia Popular Solidária no Norte de Minas”, seguida de discussão em grupos sobre “Comercialização, Trabalho e Formação”. Os trabalhos serão concluídos às 17 horas.

Na terça-feira (8/3), os trabalhos acontecerão no Auditório das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-MOC); às 8 horas, Lanche Solidário, e às 9 horas, mesa de debate: “Economia Popular Solidária: Vivência, Desafio e Experiência das Mulheres no Norte de Minas”. À tarde, oficinas temáticas e à noite, às 19 horas, “Chá com Prosa”.

EXTENSIONISTA

A ITCP/Unimontes é um projeto de extensão institucional da Unimontes e vinculado ao Departamento de Políticas e Ciências Sociais, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Atualmente, a Incubadora coordena nove projetos de economia solidária com artesanato e materiais recicláveis nas cidades de Ponto Chique, Pirapora, Botumirim, Claro dos Poções e Montes Claros – todas no Norte de Minas.

Além da Unimontes e das FIP-MOC, o evento conta com a promoção da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Centro de Educação para o Trabalho Virgílio Resi (Ceduc), Mãos do Norte e Associação Solidária “Vencer Juntos com Cristo”, Programas de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Social/Unimontes, Projeto Vencer Juntos (Geração de Renda e Fomento de Fundos Solidários), Levante Popular da Juventude, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Isonoma – Incubadora de Empreendimentos.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia