O Centro de Ciências Humanas (CCH), da Universidade Estadual de Montes Claros, dá continuidade às discussões sobre os projetos político-pedagógicos (PPPs) dos cursos de licenciatura da instituição. Dentro desse contexto, será promovido pela unidade o III Congresso de Ciências Humanas com o tema “Licenciaturas em Movimento”.

A programação acontecerá entre os dias 8 e 10 de agosto, mas as inscrições para apresentação de trabalhos já estão abertas. Os interessados poderão se inscrever até 15 de julho pela internet: e-mail: congresso.cch@unimontes.br.

Os trabalhos para submissão devem estar associados aos quatro eixos temáticos pré-determinados: “Políticas Públicas e Formação de Professores”, “Diálogos em Licenciaturas”, “Práticas de Ensino e Inovação” e “Diversidade de Educação Inclusiva”. A programação completa está disponível no site oficial do evento.

O III Congresso de Ciências Humanas – Licenciaturas em Movimento – reunirá coordenadores didáticos e professores dos cursos de Licenciatura – Pedagogia, Letras (Inglês, Português e Espanhol), História, Geografia, Ciências da Religião e Filosofia, empenhados na consolidação de espaço para reflexão e discussão acerca da educação e da profissão docente.

CONFIRA

O evento terá uma programação diversificada, com abordagem de temas contemporâneos e de grande relevância para o processo de formação inicial e continuada de professores e para articulação entre a universidade e as escolas de educação básica. Além de palestras, conferências e debates, estão previstas apresentações de trabalhos e de pesquisas – sessões orais e em pôster, além de relatos de experiências.

Conforme explica a diretora do CCH, professora Mariléia de Souza, o evento dará continuidade às discussões iniciadas em 2016 sobre os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) dos diferentes cursos, o Plano Institucional e o Projeto Pedagógico de Formação Continuada (PPFC) da Unimontes. “O objetivo é possibilitar condições para que o corpo docente da universidade possa analisar as licenciaturas e redefinir seu formato, de forma que tenham a oportunidade de expressar a necessidade de organização entre os PPPs, o plano institucional e o PPFC da universidade, por meio de uma política institucional articulada com a Educação Básica, suas políticas e diretrizes, para melhoria dos processos formativos”.

A diretora do CCH ressalta outros pontos, como a discussão sobre a melhoria da formação dos professores para o ensino básico. “Diferentes possibilidades podem ser pensadas em busca da qualificação de um fazer pedagógico capaz de formar professores aptos ao exercício profissional no âmbito das escolas de educação básica, com vistas à cidadania plena de crianças e jovens”, destaca.

“As licenciaturas poderão instrumentalizar seus estudantes para acessar o conhecimento e para produzir os saberes necessários ao seu exercício profissional. Por isso, é necessário que a educação se constitua como objeto de estudo e preocupação dos professores que atuam nas licenciaturas, como também dos graduandos que se preparam para o futuro exercício docente”, comenta a professora Mariléia de Souza.

III Congresso de Ciências Humanas
Tema: “Licenciaturas em Movimento”
Inscrições de trabalhos: até 15 de julho
Como: pelo e-mail congresso.cch@unimontes.br