No último vestibular de meio de ano da Universidade Estadual de Montes Claros, aplicado neste domingo (28/6) no modelo tradicional antes da adesão da instituição ao Sisu, foi registrada a abstenção de 13,32%. Este índice corresponde a 1.330 ausentes entre os 9.979 candidatos que se inscreveram para o processo seletivo, número considerado dentro da média dos processos seletivos da Unimontes.

Os candidatos em cada um os grupos (1 e 2) realizaram as provas em até cinco horas, pela manhã e à tarde, com a distribuição de 230 pontos (210 em questões e múltipla escolha e outros 20 de redação). Três deles foram eliminados pelo porte de aparelhos eletrônicos – mesmo desligados –, o que é terminantemente proibido conforme edital. Foram registrados dois atendimentos médicos.

Vestibular2015tarde destaqueA Comissão Técnica de Concursos (Cotec/Unimontes), responsável pelo vestibular, informa que o resultado final será divulgado até 24 de julho, conforme previsto em edital. Na página eletrônica www.cotec.unimontes.br, os candidatos podem consultar o conteúdo das provas aplicadas, assim como os gabaritos oficiais.

CONFIRA

Neste vestibular, a Unimontes oferece 719 vagas em 30 cursos de graduação. Em cumprimento à legislação estadual específica, 45% das vagas estão garantidas ao sistema de reserva de vagas (categorias afrodescendentes, egressos de escolas públicas, pessoas com deficiência e indígenas).

SUPORTE

Para a operacionalização do processo seletivo, a Unimontes conta com a participação de 1.035 colaboradores nas funções de coordenadores, fiscais, equipes de transporte, segurança, inspeção e limpeza. O setor de identificação da Polícia Civil cumpriu plantão em horário integral durante a aplicação das provas.

Fernanda Márcia Pereira Santos tenta pela primeira vez uma vaga no curso de Educação Física/Bacharelado. A estudante confessou que esperava um “bicho de sete cabeças” na prova de redação. “Diante dos vários escândalos políticos, esperava por algum tema polêmico do cotidiano”, o que não aconteceu. A prova pela manhã (Grupo 1) sugeriu aos candidatos a produção de um texto sobre perspectivas: “viver o presente com intensidade ou viver com pensamento também em um futuro promissor”.

vestibular destaque

Clima de tranquilidade em todos os locais de prova do vestibular da Unimontes

No Grupo 2, com provas à tarde, a redação teve como tema “Bullying Virtual” – como combatê-lo –, sugestão apresentada pela Cotec a partir de um texto jornalístico. “Isso é algo que a gente sempre se depara quando utiliza a internet, seja alguém na condição de vítima ou mesmo numa matéria jornalística”, analisa o candidato Jean Carlos César, candidato ao curso de Direito.

SISU – Esta foi a última versão tradicional do vestibular da Unimontes. Com a adesão da Universidade ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a partir do 1º semestre de 2016, o acesso aos cursos acontecerá pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Isto não implica em nenhuma mudança no Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES), mantido normalmente, sob coordenação da Cotec. Os cursos de educação a distância e os cursos com provas de habilitação específica, como Artes Música, não podem ser inseridos no Sisu.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia