No último vestibular de meio de ano da Universidade Estadual de Montes Claros, aplicado neste domingo (28/6) no modelo tradicional antes da adesão da instituição ao Sisu, foi registrada a abstenção de 13,32%. Este índice corresponde a 1.330 ausentes entre os 9.979 candidatos que se inscreveram para o processo seletivo, número considerado dentro da média dos processos seletivos da Unimontes.
Os candidatos em cada um os grupos (1 e 2) realizaram as provas em até cinco horas, pela manhã e à tarde, com a distribuição de 230 pontos (210 em questões e múltipla escolha e outros 20 de redação). Três deles foram eliminados pelo porte de aparelhos eletrônicos – mesmo desligados –, o que é terminantemente proibido conforme edital. Foram registrados dois atendimentos médicos.
A Comissão Técnica de Concursos (Cotec/Unimontes), responsável pelo vestibular, informa que o resultado final será divulgado até 24 de julho, conforme previsto em edital. Na página eletrônica www.cotec.unimontes.br, os candidatos podem consultar o conteúdo das provas aplicadas, assim como os gabaritos oficiais.
CONFIRA
Neste vestibular, a Unimontes oferece 719 vagas em 30 cursos de graduação. Em cumprimento à legislação estadual específica, 45% das vagas estão garantidas ao sistema de reserva de vagas (categorias afrodescendentes, egressos de escolas públicas, pessoas com deficiência e indígenas).
SUPORTE
Para a operacionalização do processo seletivo, a Unimontes conta com a participação de 1.035 colaboradores nas funções de coordenadores, fiscais, equipes de transporte, segurança, inspeção e limpeza. O setor de identificação da Polícia Civil cumpriu plantão em horário integral durante a aplicação das provas.
Fernanda Márcia Pereira Santos tenta pela primeira vez uma vaga no curso de Educação Física/Bacharelado. A estudante confessou que esperava um “bicho de sete cabeças” na prova de redação. “Diante dos vários escândalos políticos, esperava por algum tema polêmico do cotidiano”, o que não aconteceu. A prova pela manhã (Grupo 1) sugeriu aos candidatos a produção de um texto sobre perspectivas: “viver o presente com intensidade ou viver com pensamento também em um futuro promissor”.
No Grupo 2, com provas à tarde, a redação teve como tema “Bullying Virtual” – como combatê-lo –, sugestão apresentada pela Cotec a partir de um texto jornalístico. “Isso é algo que a gente sempre se depara quando utiliza a internet, seja alguém na condição de vítima ou mesmo numa matéria jornalística”, analisa o candidato Jean Carlos César, candidato ao curso de Direito.SISU – Esta foi a última versão tradicional do vestibular da Unimontes. Com a adesão da Universidade ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a partir do 1º semestre de 2016, o acesso aos cursos acontecerá pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Isto não implica em nenhuma mudança no Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES), mantido normalmente, sob coordenação da Cotec. Os cursos de educação a distância e os cursos com provas de habilitação específica, como Artes Música, não podem ser inseridos no Sisu.