A comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) entra em clima de carnaval valorizando a cultura regional e promovendo a inclusão das pessoas da terceira idade.  Nesta sexta-feira (21/02), às 18 horas, será realizado no campus-sede da instituição o evento “Catrumanice carnavalesca”, aberto ao público em geral, gratuitamente.

A iniciativa é da chefia do Departamento de Artes da Unimontes. O evento da folia de momo acontecerá próximo à secretaria-geral, junto ao prédio 2 do campus, do Centro de Ciências Humanas, onde será montado um palco.

A organização faz um convite a todos os professores, alunos, servidores técnico-administrativos e integrantes da comunidade em geral para dançar e curtir a “Catrumanice carnavalesca” com muita alegria e descontração.

Haverá apresentação do grupo de serestas “Senescentes 60+” e do Grupo “Período Primeiro”, do curso de Música da Unimontes.  A iniciativa conta com o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Conforme a chefe do Departamento de Artes da Unimontes, professora Maristela Cardoso da Mata, serão apresentadas marchinhas de carnaval e músicas de outros gêneros, com muita animação e alegria.

A professora Maristela Cardoso da Mata também é a idealizadora e coordenadora do grupo de serestas “Senescentes 60+”, que conta com cerca de 20 integrantes. Ela destaca que o propósito do grupo é incentivar a cultura, valorizando as pessoas da terceira idade.

A atual gestão superior da Unimontes prioriza a valorização da pessoa idosa, tendo realizado em 2024 o seu primeiro vestibular 60+ para o preenchimento de vagas remanescentes nos cursos de graduação da universidade. As aulas para os aprovados no vestibular 60+ foram iniciadas na instituição em agosto passado.

Grupo Senescentes 60+. Créditos: Maristela Cardoso/Arquivo Pessoal.

Relacionadas

Representantes da Unimontes serão homenageados com a Medalha da Inconfidência – cerimônia acontecerá em Ouro Preto
Hospital Universitário recebe secretário e procurador do município para debater melhorias nos serviços de saúde
Representantes da ETS do CEPT/Unimontes participam de oficina nacional para formação de tutores do SUS
Curso de Medicina da Unimontes é o melhor de Minas Gerais, aponta o Enade/2023
Unimontes tem 55 acadêmicos beneficiados pelo Pé de Meia Licenciaturas – Segunda chamada já está aberta
Editora Unimontes lança livro sobre humor e violência da ditadura militar, a partir de contos e crônicas de Veríssimo