O Laboratório de Pesquisa em Saúde (LPS), do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes), está definitivamente pronto para a realização dos diagnósticos do Novo Coronavírus. A última etapa de conformidade para o início dos testes foi cumprida e oficializada nesta segunda-feira (29/6), pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), que emitiu o parecer formal de concordância com os resultados obtidos pelo LPS de amostras anteriormente já validadas pela própria Funed. Em resumo, para alinhamento dos padrões de diagnóstico, foi preciso que a equipe da Unimontes testasse os mesmos materiais já analisados pela Fundação.

Conforme o parecer da Funed, os dados gerados pelos diagnósticos positivos e negativos para a Covid-19 realizados pela equipe do Laboratório da Unimontes apontam 100% de concordância, quando comparados com os resultados do Serviço de Virologia e Riquetsioses (Divisão de Epidemiologia e Controle de Doenças) e do Laboratório de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen) – vinculados à Funed.

Coordenador do laboratório, o professor André Luiz Sena Guimarães explica que o quantitativo de testes/dia será estabelecido pela demanda a ser apresentada pela Superintendência Regional de Saúde (SRS). Sobre a divulgação dos resultados, há um sistema unificado (Gerenciador de Ambiente Laboratorial/GAL) para o compartilhamento entre as autoridades sanitárias.

Sobre o cumprimento de todo o protocolo para a efetiva autonomia na realização dos diagnósticos, o pesquisador destaca o comprometimento de toda a equipe, entre pesquisadores, alunos, servidores e a gestão superior, além da contribuição ímpar de parceiros para o financiamento de equipamentos e insumos.

CREDENCIAMENTO

Diante do cenário de pandemia e do aumento da demanda para testes em outras regiões do Estado, além da sede da Funed em Belo Horizonte, o Governo de Minas abriu um procedimento técnico para o credenciamento de laboratórios públicos e privados para mais diagnósticos da Covid-19.

Em abril, o LPS/HUCF-Unimontes foi uma das 13 unidades credenciadas para a realização, em caráter emergencial, dos testes. A partir daí, foi preciso investir na aquisição de equipamentos e de insumos, além da capacitação de pessoal, para cumprir os padrões dos exames.

A partir da mobilização de professores dos mestrados e doutorados em Biotecnologia e de Ciências da Saúde, a Universidade contou com a colaboração de empresas como a MSD Saúde Animal e Novo Nordisk, do banco Sicoob Credinor e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na viabilidade dos recursos para a adequação do Laboratório.

Relacionadas

Unimontes sedia Fórum Técnico Minas sem Miséria
Unimontes recebe inscrições para 1º Encontro da Pecuária Leiteira do Semiárido Mineiro
PRP da Unimontes recebe representantes da Escola SESI Quita Guimarães para interação sobre projetos de pesquisa
Mestrado Profissional em Educação Inclusiva oferece 25 vagas para a Unimontes; inscrições começam em 11 de setembro
NEECI/Unimontes recebe professores da UFOP e USP para debater Economia Criativa e Turismo
Acadêmicos de Odontologia da Unimontes realizam ações lúdicas de educação bucal na pediatria do HUCF