Serão realizadas nesta quinta-feira (18/10), as eleições para a escolha dos componentes das listas tríplices para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A votação será realizada no período entre 8h às 22h, com a participação dos professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos de todos os cursos (presenciais e a distância) ministrados pela Universidade no campus-sede e em suas demais unidades.
OS CANDIDATOS
As candidaturas a reitor e vice-reitor são distintas, sem a formação de chapas. Cinco professores se inscreveram como candidatos a reitor: Antonio Alvimar Souza, Antônio Carlos Ferreira, Dalton Caldeira Rocha, Rômulo Soares Barbosa e Geraldo Antônio dos Reis. Este último, nesta semana, anunciou a sua desistência. Mas, conforme a comissão eleitoral, ele não oficializou a desistência e, desta forma, o nome dele permanece na cédula de votação.
Para vice-reitor, concorrem cinco candidatos: os professores Antônio Wagner Veloso Rocha, Eduardo Diniz Amaral, Gy Reis Gomes de Brito, Ildenilson Meireles Barbosa e Ilva Ruas Abreu.
QUEM TEM DIREITO A VOTO
Têm direito ao voto professores, servidores (técnico-administrativos e contratados) e acadêmicos dos cursos de graduação, pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) e técnico-profissionalizantes, incluindo os alunos da educação a distância.
Participam do processo eleitoral 1.012 professores, 1.273 servidores técnico-administrativos e 11.257 alunos, totalizando 13.542 votantes.
Conforme a legislação, o voto para a composição das listas tríplices para reitor e vice-reitor da Unimontes é paritário, com os respectivos pesos: professores (70%), servidores técnico-administrativos (15%) e acadêmicos (15%).
Serão instaladas mesas receptoras de votos nos prédios do campus-sede e nas demais unidades da instituição em Montes Claros (Hospital Universitário Clemente de Faria e CEPT) e nos campi de Almenara, Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí, nos núcleos de Joaíma e de Pompéu e no Escritório de Representação da Unimontes em Belo Horizonte.
Os estudantes regularmente matriculados em cursos a distância – regulares, modulares, de pós-graduação e educação profissional de nível técnico – votarão no campus-sede ou em campi e núcleos mais próximos dos seus domicílios, definidos pela Comissão Eleitoral.
Ainda de acordo com a comissão eleitoral, também será permitido o voto em trânsito, com os professores, servidores técnico-administrativos e alunos podendo votarem em locais distintos, fora das unidades as quais são vinculados.
Será obrigatório apresentar o documento de identificação oficial com foto nas mesas de votação para participar do processo.
As cédulas de votação possuem cores distintas, de acordo com a categoria dos votantes: cor branca (alunos), cor amarela (professores) e cor azul-claro (servidores técnico-administrativos).
Conforme as regras estabelecidas pela resolução, após a votação e a homologação do resultado pelo Conselho Universitário, as listas tríplices serão encaminhadas ao Governador do Estado, a quem caberá à nomeação dos dirigentes da Unimontes para o período de dezembro/2018 a dezembro/2022. As eleições foram convocadas, tendo em vista que os mandatos atuais do reitor e vice-reitor da Universidade terminam em 5 ( cinco) de dezembro de 2018.
SERVIÇO:
ELEIÇÕES – LISTA TRÍPLICE REITOR E VICE-REITOR DA UNIMONTES
Data: 18 de outubro (quinta-feira)
Locais: prédios do campus-sede e demais unidades
Horário: 8h às 22h