A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) dará suporte técnico para a realização de debate presencial, com transmissão ao vivo pelas plataformas digitais, entre os candidatos a prefeito de Montes Claros, nesta quarta-feira (11/11) às 19h, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). O primeiro turno da eleição municipal acontece no próximo domingo, 15 de novembro.

Organizado pela Arquidiocese de Montes Claros, o debate será realizado presencialmente com transmissão ao vivo pelas plataformas digitais (Youtube, Instagram e Facebook) da instituição católica. Serão obedecidas as regras de distanciamento visando a prevenção contra a propagação do Novo Coronavírus (Covid-19).

A Universidade dará suporte técnico e logístico com apoio das diretorias de Tecnologia e Informação (DTI), Documentação e Informação (DDI), do Centro de Educação a Distância e da Assessoria de Comunicação Social (Ascom).

Os detalhes para a realização do debate foram definidos na quinta-feira (5), no Salão dos Conselhos, na Reitoria da Unimontes, com a presença de assessores e representantes dos candidatos. Na oportunidade, os representantes dos partidos destacaram a Unimontes como parceria estratégica para a democratização e importância do voto.

Entre as regras do debate, ficou estabelecido que o evento cumprirá o objetivo de esclarecer ao eleitor as principais propostas de cada candidato para a cidade.

Formato do debate: quatro blocos

O debate será dividido em quatro blocos. O tempo de cada debatedor foi definido da seguinte maneira: três minutos para apresentação inicial de todos os candidatos, no primeiro bloco. No segundo bloco, os convidados responderão aos temas pré-definidos, com discussão sobre os temas. A organização disponibilizará uma urna com o nome de todos os candidatos para sorteio de qual candidato fará a pergunta e qual responderá ao tema selecionado. Os assuntos serão sorteados dentre 12 grandes temas.

No terceiro bloco, os candidatos responderão aos temas apresentados pela comunidade. Cada concorrente responderá duas perguntas em dois minutos. Haverá monitoramento do tempo de pergunte e de resposta.
O quarto bloco será destinado para as considerações finais, com três minutos para cada candidato. O debate será mediado por um representante da Arquidiocese escolhido pela organização.

Confirmaram presença no debate os candidatos (por ordem alfabética): Emerson Guimarães (PV), Ildefonso (Fon Fon) José Leite (PMB), Janaelle (Psol), Leninha Souza (PT), Marcelo Walmor (PTC), Ruy Muniz (PSD) e Silvano Tolentino (Podemos).

De acordo com a Arquidiocese e Comissão Organizadora do debate, em caso de não participação do candidato convidado previamente, a cadeira permanecerá vazia e este não poderá ser representado. Ainda de acordo com as regras estabelecidas, os candidatos assumem o compromisso ético de restringirem suas falas apenas para proposição de propostas e ações políticas para a cidade. Entre os blocos haverá uma pausa de dois minutos, não havendo pausa entre o primeiro e o segundo bloco.

II Open Innovation busca interação entre instituições de pesquisa e empresa
Campanha “Leão Solidário” conta com o apoio da Unimontes
A Unimontes Agora É Uma Unidade Certificadora De Saberes E Competências Profissionais – RE-SABER
Hospital Universitário  inaugura o Projeto Caminho das Flores no mês dedicado à maternidade