Foi aberto oficialmente, nessa quarta-feira (28/05), o II Encontro Internacional de Pesquisadores em Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar (Eipse), que prossegue até esta sexta-feira (30/05), no Portal de Eventos, em Montes Claros, com cerca de 700 participantes. Ao participar da solenidade de abertura, o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor João dos Reis Canela, destacou a importância do evento por projetar o município no cenário internacional da pesquisa.
O encontro é promovido pela Unimontes, por intermédio do mestrado e do doutorado em Ciências da Saúde e do Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia, Esporte, Exercício e Saúde Ocupacional (Gipesom), em parceria com as Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP/MOC) e a Santa Casa de Montes Claros. Conta com o apoio do Governo de Minas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Paralelamente, acontecem o 8º Simpósio de Pesquisa da FIP/MOC e o 1º Simpósio Internacional de Saúde do Norte de Minas.
Difundir pesquisa
O objetivo do evento internacional é a difusão das pesquisas e o intercâmbio entre as comunidades acadêmicas. Participam profissionais e estudantes de 23 estados brasileiros, com a presença de representantes de pelo menos 10 países. A proposta é discutir as questões científicas, com a promoção do diálogo e a partilha de ideias, perspectivas e experiências.
Durante a cerimônia de abertura, o professor João dos Reis Canela cumprimentou e agradeceu às equipes da universidade aos parceiros envolvidos na organização do evento. “Este encontro demonstra a dimensão holística do conhecimento e da pesquisa”, disse o reitor.
Ele ressaltou que o encontro internacional também serve como uma referência da atuação da Universidade Estadual de Montes Claros no desenvolvimento regional e na melhoria da qualidade e vida. “A Unimontes, por intermédio das atividades de ensino, pesquisa e extensão, produz conhecimento e se sintoniza com os anseios da comunidade”, enfatizou João Canela.
PRESENÇAS
A solenidade de abertura contou com a participação expressiva de autoridades e lideranças científicas, que ressaltaram a relevância do evento. Estiveram presentes o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz; o provedor da Santa Casa, Heli de Oliveira Penido; o vice-diretor das Faculdades Integradas Pitágoras, Rafael Silva Gontijo; o vice-reitor para a Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro (Itad/Portugal), Antônio José da Silva Martins; o deputado federal e ex-ministro da Saúde José Saraiva Felipe; e os deputados estaduais Luiz Tadeu Martins Leite e Paulo Guedes, juntamente com o ex-reitor da Unimontes José Geraldo de Freitas Drumond (período 1989/2002) e o comandante do 7º Batalhão de Bombeiro Militar, major Valdeci Gouveia Rodrigues.
Na oportunidade, o presidente da comissão organizadora do Eipse, professor Jaime Tolentino Miranda Neto, falou sobre os desafios enfrentados para a realização do evento e agradeceu o esforço da reitoria da Unimontes e o apoio dos parceiros para viabilizar a iniciativa. Ele também prestou homenagens às pessoas e instituições que contribuíram na realização do encontro internacional.
O professor José Geraldo de Freitas Drumond proferiu a conferência de abertura sobre o tema “A Ciência do século 21: para quê e para quantos”, que teve como mediador o deputado e ex-ministro José Saraiva Felipe. Ele abordou os grandes avanços nas ciências nos últimos 50 anos, focalizando a inovação tecnológica, as pesquisas e as descobertas na área da saúde.