Na noite de segunda-feira (8/05), aconteceu a sessão solene do Conselho Universitário (Consu) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) para a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao filósofo, teólogo e indigenista Egydio Schwade.

A cerimônia, realizada no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), prédio 2 do campus-sede, foi presidida pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago. Além de conselheiros do Consu, participaram integrantes da gestão superior da universidade, autoridades, professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos e outros convidados.

Egydio Schwade recebe título das mãos do vice-reitor, Professor Dalton Caldeira Rocha. Foto: Neto Macedo/Ascom

A proposta de concessão da honraria a Egydio Schhwade foi apresentada pelo professor Gustavo Henrique Cepolini Ferreira, do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Geografia da Unimontes, tendo sido aprovada pelo Conselho Universitário em março de 2021, no período da pandemia da COVID-19.

Ao presidir a solenidade, o vice-reitor Dalton Caldeira Rocha enalteceu as qualidades e a trajetória do homenageado. “Aqui na Unimontes, o outorgado Egydio Schwade, já contribuiu em muitas oportunidades para os acadêmicos do curso de Geografia e segue lutando por direitos para todos”.

Professor Gustavo Cepolini, Egydio Schwade e o vice-reitor, Professor Dalton Caldeira Rocha. Foto: Neto Macedo/Ascom

“Trata-se de uma pessoa plural, cuja simplicidade revela sua riqueza. Seu arsenal etnográfico, histórico e político construído com os povos que contribui pela educação indígena e para uma outra história do Brasil. Esse breve histórico é mais do que suficiente para afirmar que o legado do homenageado Egydio Schwade, enquanto educador que segue contando e registrando histórias, lutas e saberes”, enfatizou o professor Dalton Caldeira Rocha.

Em seguida, o homenageado Egydio Schwade recebeu a epitoche e o diploma de Doutor Honoris Causa e realizou seu discurso. “Quero agradecer a reitoria da Unimontes pela alegria que me causaram ao me conceder esse título. E também por esse momento em especial quero agradecer a todos os mineiros que desde os anos de 1960 me acompanham e apoiam minha missão. Muito obrigado!”

PRESENÇAS

Foto: Neto Macedo/Ascom

A sessão solene do Conselho Universitário da Unimontes contou ainda com as presenças dos pró-reitores de Pesquisa (professora Maria das Dores Magalhães Veloso) e de Extensão (professor Rogério Othon Teixeira Alves), da presidente do Conselho Curador, professora Claudiana Aparecida Leal de Araújo; e do pró-reitor substituto de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), professor Gustavo Henrque Silva de Souza, representando a reitora da instituição, professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva.

CURRÍCULO

Egydio Schwade discursa em agradecimento pela honraria. Foto: Neto Macedo/Ascom

Filósofo, teólogo e indigenista, Egydio Schwade, 87 anos, é gaúcho da cidade de Feliz (RS). A partir do início da década da 1960, ele começou a se dedicar às tribos indígenas da Amazônia. Em 1969, criou a Operação Amazônia Nativa (Opan). Em 1972, Egydio Schwade foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), ao lado, entre outros, do padre jesuíta Antônio Iasi Júnior, Dom Pedro Casaldáliga e Dom Tomás Balduíno; foi o primeiro secretário executivo da entidade. Em 1973, foi um dos redatores do documento “Y-Juca-Pirama – o Índio, aquele que deve morrer”, sobre a espoliação dos povos nativos, e que foi assinado por um grupo de bispos e missionários.

Relacionadas

Montes Claros: berço do SUS – História do nascimento do maior sistema de saúde pública do mundo é discutida na Unimontes
Unimontes oferece 160 bolsas de iniciação científica com recursos da Fapemig
Unimontes participa do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência
Hospital da Unimontes comemora bons resultados do DRG – modelo de classificação de pacientes
Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer
Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal