A UMass é a maior universidade pública de pesquisa da região da Nova Inglaterra

O egresso do Programa de Pós-Gradução Stricto Sensu (Mestrado) em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGDS/Unimontes) Daniel Rocha Silva foi admitido no Programa de Doutorado em Ciência Política e Estudos Jurídicos da Universidade de Massachusetts (UMass), nos Estados Unidos. Ele concluiu o mestrado na Unimontes em 2022, quando defendeu a dissertação “Refúgio em Trânsito: Um Estudo sobre a Política de Interiorização para Refugiados Venezuelanos em Montes Claros (MG) entre 2019 e 2021”, orientado pela professora Andréa Narciso.

A UMass é a maior universidade pública de pesquisa da região da Nova Inglaterra e se distingue pelos seus programas acadêmicos de alto nível, pesquisas de ponta e por ser inovadora.

Atualmente, Daniel Rocha dá continuidade aos seus estudos, com bolsa integral, sobre migração e refúgio na cidade de Amherst, em Massachusetts, onde está desde agosto de 2023. – Foto: Arquivo Pessoal

O egresso da Unimontes relata que recebeu a notícia da sua admissão na Universidade de Massachusetts com muita satisfação. “Após mais de um ano entre a preparação e a candidatura, eu fui aceito em duas universidades e optei por cursar o Ph.D. em Ciência Política e Estudo Jurídico aqui na Universidade de Massachusetts (UMass).”

Ele ressalta que o Education USA, uma rede do Departamento de Estado Norte-Americano, foi um grande apoiador da sua candidatura, com mentorias e financiamento de todo o processo, que foi extremamente caro. Assinala também a importância da sua formação na Unimontes.

“A formação em Direito e o Mestrado em Desenvolvimento Social, ambos pela Unimontes, foram essenciais nessa conquista, por constituírem minha base acadêmica e de pesquisa. Sob orientação da professora Andréa Narciso, me tornei pesquisador, desenvolvendo a minha própria pesquisa e participando de grupos de estudos de pesquisa”, ressalta.

Entre os grupos de pesquisa que participou, ele cita o Opará-Mutúm (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Migrações e Comunidades Tradicionais do rio São Francisco) e o Niisa (Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental)”, coordenados pelas professoras Andréa Narciso e Felisa Anaya.

“Eu me sinto verdadeiramente grato à Unimontes, sobretudo, aos professores, amigos e colegas do PPGDS, e privilegiado por divulgar o Norte de Minas numa região que é referência em ensino e pesquisa no mundo” enfatiza Daniel Rocha, que também foi bolsista da Coordenaçao de Aperfiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes-MEC).

Além disso, atuou como voluntário na Rede Acolhida Warao Montes Claros, projeto que constituiu uma rede de articulação da acolhida a refugiados venezuelanos indígenas em Montes Claros, compondo, também, sua amostra de estudos.

“Para a coordenação, professores e estudantes, a aprovação de Daniel é vista com muita alegria, pois, além de enriquecer a trajetória acadêmica do estudante, favorece a política de internacionalização do Programa e da Universidade”, ressalta a professora Andreia Narciso.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +