Concurso  foi promovido pelo Corecon-MG

O acadêmico Aleff Neivisson Ferreira Lopes, egresso do curso de Economia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é um dos vencedores do XXXII Prêmio Minas de Economia/edição 2020. O concurso é promovido pelo  Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), em parceria com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O egresso da Unimontes ficou em segundo  lugar no Prêmio Minas de Economia, com   o trabalho “ Concentração espacial dos agentes do Sistema Financeiro Nacional em Minas Gerais no ano de 2017: uma análise exploratória de dados espaciais”. Ele teve como orientadora a professora Luciana Mariana Costa Cordeiro, do Departamento de Economia da Unimontes.

Aleff Neivisson  concluiu o curso de Economia na Unimontes em 2019. Atualmente, está matriculado no curso de mestrado em Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), aprovado pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia(Anpec).

Conquista coletiva

“Ser premiado como autor da segunda melhor monografia no Prêmio Minas de Economia foi extremamente gratificante”, comemora o egresso. Ele destaca também que a premiação é um incentivo para a continuidade na carreira acadêmica em um cenário da  escassez de recursos destinados à educação. “O significado desse prêmio não deve se restringir a somente a uma pessoa. Por esse motivo, gostaria de agradecer imensamente o esforço de todos os professores do Departamento de Economia da Unimontes. Essa premiação é uma conquista conjunta, sendo um mero reflexo do esforço de todos”, se emociona o ex-acadêmico da Unimontes.

Aleff Neivisson, egresso da Unimontes (foto: Arquivo pessoal)

Em agradecimento especial à professora Luciana Cordeiro, o egresso destacou a dedicação da orientadora durante o trabalho de pesquisa, e reconheceu também o empenho dos professores Geraldo Antônio Reis e Diogo Albuquerque, também do curso de Economia da Unimontes que, “durante os quatro anos de desenvolvimento de pesquisa, foram responsáveis por me apresentar as ferramentas de análise econômica que são o alicerce central da minha formação como economista”.

Importância dos agentes financeiros

Aleff Neivisson explica que  o trabalho teve o objetivo de mostrar a importância dos agentes do Sistema Financeiro Nacional (agências e correspondentes bancários) na determinação do desenvolvimento regional. “Fiz a distinção entre o padrão de distribuição espacial dos agentes financeiros públicos e privados”, lembra.

“Dentre os principais resultados, posso elencar que, na medida em que agentes privados se aglomeram em regiões mais ricas e desenvolvidas, os agentes financeiros públicos desempenham um papel fundamental na promoção da inclusão financeira em regiões mais pobres. Como exemplo, em regiões como o Norte de Minas, Jequitinhonha e Vale do Mucuri, os agentes financeiros públicos estão relativamente mais presentes e, dessa forma, ofertam serviços e produtos essenciais para o desenvolvimento da economia local. Esse tipo de comportamento – padrão – não foi observado por parte dos agentes financeiros privados”, relata o premiado no concurso do Corecon-MG.

O acesso facilitado à informação – com a disponibilização de dados oficiais, de forma livre e desburocratizada, referentes aos municípios de Minas Gerais, foi um dos pontos importantes na construção do trabalho monográfico, relata o egresso.

Relacionadas

Unimontes participa da posse da nova diretoria do Quifarmo e fortalece parceria com o Polo Farmacêutico de Montes Claros
Unimontes lança edital para ingresso no Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais
Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes começa dia 25
Acadêmicos de Direito da Unimontes participaram, em agosto, no Fórum, do 2º Júri Simulado Integrado
Unimontes participa da Pesquisa Nacional de Universidades Empreendedoras
Unimontes abre inscrições para estrangeiros interessados no Doutorado em Geografia