O professor e pós-doutor em Matemática Ezequiel Rodrigues Barbosa, egresso da Universidade Estadual de Montes Claros, passou a integrar a Academia Brasileira de Ciências (ABC), uma das mais importantes entidades do meio científico nacional e que comemora 100 anos de existência em 2016. Ele graduou-se em Matemática pela Unimontes em 2002.

Com sede na cidade do Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) atua “como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, como forma de subsídios científicos para a formulação de políticas públicas”. A entidade tem como foco “o desenvolvimento científico do País, a interação entre os cientistas brasileiros, inclusive com pesquisadores de outras nações”.

Indicado pelos titulares da ABC, o egresso da Unimontes passou a integrar a Academia Brasileira de Ciências como membro afiliado da Regional Minas Gerais e Centro-Oeste. o professor Ezequiel Rodrigues Barbosa é mestre e doutor em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da qual é professor e pesquisador, atualmente. Ele concluiu pós-doutorado em Matemática na “Imperial College of London” (Inglaterra).

CONTRIBUIÇÕES

Em entrevista à publicação da própria Academia Brasileira de Ciências, o professor Ezequiel Rodrigues Barbosa recorda o período em que cursou a graduação na Unimontes. Enalteceu também a contribuição que recebeu por parte do professor Rosivaldo Antônio Gonçalves, docente do Departamento de Ciências Exatas e coordenador da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros.

“Minha Graduação foi na Unimontes. Esse foi um período de descobertas. Me apaixonei definitivamente pela Matemática depois que me encontrei com o Professor Rosivaldo. Ele foi, sem sombras de dúvidas, a pessoa mais importante durante minha graduação e nos meus mestrado e doutorado. Pois, além de me acompanhar como professor durante a graduação, sempre esteve comigo durante o mestrado e doutorado, como amigo e também como um orientador voluntário. Credito a ele uma grande influência do modo como vejo as coisas na vida e academicamente”, afirmou.

O pós-doutor disse que, atualmente, se dedica aos estudos da Geometria Diferencial e Análise. Ele também falou do seu encantamento pela ciência. “O que me encanta na Ciência, de maneira geral, é o quanto as coisas podem ser simples e, ao mesmo tempo, tão complexas. Na Matemática, especificamente, muitos problemas complexos possuem soluções simples que mais parecem uma obra de arte”, declarou.