Foi realizada na tarde desta quinta-feira (10/9), na sede da Região Integrada de Segurança Pública (RISP), a solenidade de transmissão de cargo de direção do 11º Departamento de Polícia Civilde Montes Claros. O delegado Raimundo Nonato Gonçalves, egresso do curso de Direito da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) – atual Unimontes –, é o novo chefe do Departamento, em substituição ao delegado Rogério Evangelista da Silva. 

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, participou da solenidade, juntamente com os secretários de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), deputado Luiz Tadeu Martins Leite; e de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste (Sedinor), deputado Paulo Guedes, além do deputado estadual Gustavo Santana.

A solenidade foi presidida pelo corregedor geral da Polícia Civil, Edson Serafim Camargos, que representou o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Wanderson Gomes da Silva. Também pela corporação estiveram presentes o chefe de gabinete, Antônio Carlos Alvarenga de Freitas, o superintendente de Polícia Técnico-Científica, André Luiz Barbosa Roquette, e o superintendente de Informações e Inteligência Policial, Renato de Araújo Cardoso.

Participaram, ainda, o comandante da 11ª Região de Polícia Militar, coronel César Ricardo Oliveira Guimarães, o chefe da Polícia Federal em Montes Claros, delegado Marcelo Eduardo Freitas, o comandante do 55º Batalhão de Infantaria, coronel Marcos Vinicius Messeder, o comandante do 4º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Primo Lara de Almeida Júnior; o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), César Emílio Lopes Oliveira – juntamente com outros prefeitos de cidades do Norte de Minas; o promotor Flávio Márcio Lopes Pinheiro – como representante da Procuradoria Geral de Justiça de Minas Gerais -, secretários municipais, delegados e demais servidores da Polícia Civil.

Posse-PCPLANEJAMENTO

No quadro da Polícia Civil desde 1981, o novo chefe do 11º DPC, nomeado pelo governador Fernando Pimentel no final de junho, anunciou a criação do setor de comunicação para a Polícia Civil e enumerou quatro projetos considerados prioritários na região: a implantação de um Grupo de Operações Especiais para o Norte de Minas (para o acompanhamento de crimes mais complexos); a instalação da Delegacia Especializada de Crimes contra o Patrimônio em Montes Claros; a criação do serviço móvel para a expedição da carteira de identidade, e a estruturação do Posto Médico Legal, transformando-o em Instituto, a partir de uma parceria que envolverá a Unimontes e a Secretaria de Estado de Defesa Social.

Por sua vez, delegado Rogério Evangelista, fez um agradecimento nominal à Unimontes, como uma das parceiras em ações da Polícia Civil no decorrer de sua gestão. O 11º DPC abrange 78 municípios do Norte de Minas.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia