Egresso da Universidade Estadual de Montes Claros, o administrador Amon Barros foi eleito ao lado da professora Fernanda Sauerbronn (UFRJ) para atuar na coordenação da divisão Critical Management Studies (CMS), da Academy of Management (AOM), com sede nos Estados Unidos. Trata-se da principal congregação de acadêmicos em administração no Mundo. “Fomos eleitos por maioria de votos e assumiremos a posição no encontro deste ano, em agosto, que acontecerá em Chicago. Teremos a chance de participar de todas as decisões como coordenação dos eventos, manutenção da comunidade, organização dos encontros anuais, dentre outros pontos”, disse o profissional.

Atualmente, Amon é professor e pesquisador na Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP). Graduou-se em Administração na Unimontes em 2006 e logo cursou mestrado e doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2012, foram seis meses de doutorado-sanduíche na Lancaster University Management School (Reino Unido).

O egresso da Unimontes revela que fez a opção de investir na carreira acadêmica, conciliando com cargos importantes na área como secretário Geral da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais.

Segundo ele, a graduação em Administração pela Unimontes foi determinante, com o incentivo de professores que estimularam o caminho acadêmico. “É a área que escolhi e não havia muitas opções na cidade. Neste sentido, os professores foram fundamentais no estímulo, especialmente, o professor Roney Sindeaux, que deu todo o apoio necessário durante o curso e orientou muito bem na minha formação”, acrescentou Amon.

A mesa de diretores do CMS conta com integrantes de diversos países que assumem posições rotativas em um mandato de cinco anos. “É uma posição com bastante prestígio acadêmico e significa um passo importante para a reafirmação da vocação internacional da FGV e, do ponto de vista pessoal, pois poderei expandir e conectar redes com colegas do mundo todo” finalizou.

A Academy of Management (AOM) funciona em Nova Iorque.