A boa qualidade do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é comprovada com a aprovação de seus egressos em programas de residência. Nove profissionais graduadas no curso foram aprovadas, recentemente, em programas de residência de diferentes modalidades oferecidos pela própria Unimontes, por hospitais de Minas Gerais e outras instituições do país.

De acordo com   departamento de Enfermagem, a egressa Ene Peltman Sousa Cruz foi a primeira colocada ao concorrer a uma vaga na Residência Multiprofissional em Saúde Mental-Enfermagem, em Montes Claros. Outro destaque é Samara Almeida Barbosa, classificada em segundo lugar na Residência multiprofissional em Saúde da Família, oferecida pela Unimontes,por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria.

Também graduada em Enfermagem na instituição, Mariany Santos Cardoso ficou em segundo lugar ao se inscrever para o curso de residência de Enfermagem em Obstetrícia da Universidade. Na residência multiprofissional em Saúde da Família da Unimontes, foram quatro aprovações: Lorena Rodrigues Barbosa (3ª posição), Joyce Micaelle Alves (4º lugar), Viviane Dias Souto (10º Classificada) e Patrícia Oliveira Silva (12º lugar).

Três profissionais graduadas em Enfermagem da Unimontes foram bem sucedidas em outras instituições do país. Monique Évellin Alves Cruz Santana foi classificada no segundo lugar geral na residência Multiprofissional em Saúde da Família da Prefeitura de Florianópolis (SC) Também incentivada pela coordenação do curso de Enfermagem da Unimontes, Natália Hiany Fonseca Santos ficou bem colocada em dois processos: primeira posição na residência Multiprofissional em Urgência e Emergência do Hospital João XXIII, e Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Hospital Raul Soares, ambos de Belo Horizonte.

“A aprovação das egressas do curso de Graduação em Enfermagem em residências locais e nacionais evidencia a qualidade da formação proporcionada pela Unimontes. A excelência na formação possibilita que os acadêmicos se preparem e estejam aptos a concorrer em às diversas oportunidades de formação na pós-graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu”, enfatiza o chefe de departamento de Enfermagem, professor Diego Dias de Araújo.

MODALIDADE DIFERENCIADA

As residências constituem-se uma modalidade diferenciada de formação e de treinamento em serviço, possibilitando ao profissional a prática junto aos serviços de saúde. Assim, favorecem o encontro entre conhecimentos teóricos e práticos e, sobretudo, a articulação entre a academia e os serviços.

Os programas de residências da área estão estruturados conforme a Resolução 259/2001 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). A resolução, que em seu artigo segundo, regulamenta os Programas de Residência em Enfermagem em âmbito nacional como modalidade de pós-graduação Lato Sensu, destinado a enfermeiros, para desenvolver competências técnico-científica e ética, decorrentes do treinamento em serviço.