Aos 25 anos, profissional atua em Denver/EUA, no hospital referência mundial em transplantes de medula óssea

Mostrar as diferenças e similaridades da Enfermagem com cada canto do mundo. Este é o objetivo do inovador projeto “Enfermeiros pelo Mundo”, integrado por 24 profissionais brasileiros que atuam em diferentes países. Uma das participantes é a profissional Franciele Ornelas Bugir, egressa do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Entre os demais participantes estão egressos de outras universidades como as Federais de Santa Catarina (UFSC), de São Paulo (Unifesp) e de São Carlos (UFSCar), a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e da Universidade da Catalunia (Espanha), por exemplo..

Franciele Ornelas Bugir, egressa da Unimontes (Fotos: arquivo pessoal)

Graduada em 2018, Franciele Ornelas trabalha, atualmente, no Presbyterian Saint Luke´s Hospital, na cidade de Denver, no estado do Colorado (Estados Unidos). Ela atua no setor de transplante de medula óssea do Hospital, que faz parte do tratamento pela cura do câncer. O instituto de Denver é reconhecido como um dos melhores hospitais dos EUA.

A egressa ressalta que os participantes do movimento “Enfermeiros pelo Mundo” trocam informações e apresentam os diferentes cenários profissionais dos países onde trabalham. “Compartilhamos nossas experiências, dificuldades, mudanças pessoais, profissionais e nossas histórias de superação e de conquistas”, afirma Franciele.

Aos 25 anos, ela destaca que os integrantes do projeto atuam em diferentes áreas da Enfermagem em 12 países: Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Angola, Canadá, Espanha, Holanda, Japão, Irlanda, Itália, Portugal e Inglaterra.

EXCELÊNCIA

Franciele Ornelas enaltece a formação que recebeu na Unimontes. “Tive a oportunidade de conviver com professores exemplares e competentes, participar da iniciação científica e dos grupos de pesquisa; fazer estágio extracurricular e cursos de inglês oferecidos pela própria Unimontes. E isto me possibilitou entrar em um mercado de trabalho extremamente concorrido e competitivo nos Estados Unidos”, afirma a profissional da Enfermagem.

“A Unimontes me proporcionou viver o sonho de uma criança que cresceu numa fazenda, sem maiores perspectivas neste sentido. Porém, durante a minha jornada de acadêmica, tive exemplos de professores que me inspiraram e ainda me inspiram”, confessa. Ela conta que se mudou para os Estados Unidos ainda em 2018, logo após a conclusão do curso de graduação na Universidade Estadual de Montes Claros.

Presbyterian Saint Luke´s Hospital está localizado em Denver (Colorado) e atende pacientes oncológicos de diversas partes do mundo

A enfermeira também se declarou imensamente grata pela oportunidade que a Unimontes ofereceu. “Sempre lutarei em busca do reconhecimento pelo esforço de todos os profissionais dessa Universidade e pelo reconhecimento da importância da Enfermagem no mundo todo, especialmente durante uma pandemia como esta do Novo Coronavírus (Covid-19)”.

Franciele faz uma revelação pessoal sobre como um drama na vida familiar a inspirou cuidar da saúde alheia. “Meu sonho de ser enfermeira oncologista iniciou-se aos 14 anos quando, após um diagnóstico de câncer cerebral, a minha mãe veio a falecer. Porém, nem nos meus melhores sonhos eu estaria onde estou hoje. Trabalho com transplante halogênico e autólogo de células-tronco dos próprios pacientes ou de doadores vindos de países como a Alemanha, e também trabalhamos com a tecnologia CAR-T, que é a engenharia usada na cura do câncer de sangue, o que proporciona uma melhor qualidade de vida – e até mesmo a cura do câncer – em pacientes vindos de todas as partes do mundo”, relata Franciele.

VALIDAÇÃO DO DIPLOMA DA UNIMONTES NOS ESTADOS UNIDOS

Franciele transformou a experiência de validação do diploma no exterior em uma rede social com dicas aos demais profissionais

Franciele Ornelas enfatiza que uma das grandes realizações que alcançou foi a validação do diploma do curso de Enfermagem da Unimontes nos EUA. “A validação do meu diploma em enfermagem nos Estados Unidos proporciona o reconhecimento pela qualidade do ensino no curso da Unimontes e, também, o reconhecimento dos profissionais que atuam no ensino e na gestão”.

A egressa atuante em Denver/EUA revela que aprofundou o conhecimento sobre a validação de diplomas e resolveu repassar a experiência para outros profissionais. Para isso, recorreu às redes sociais. Com a iniciativa, foi convidada para a integrar o Projeto “Enfermeiros pelo Mundo”.

“Com o conhecimento que adquiri sobre o processo de validação do diploma e, porque não, a minha vontade em compartilhar com os profissionais brasileiros os cuidados na Enfermagem exercidos pelo sistema de saúde americano, surgiu a ideia de criar o instagram @enfermagem.na.gringa”, descreve.

Franciele explica que o objetivo da iniciativa “é mostrar para enfermeiros que sonham em atuar em outro país que é possível e que a Enfermagem é uma profissão muito gratificante”. Ela conta que, a partir da rede social, manteve contato com vários outros profissionais brasileiros que exercem a Enfermagem em outras partes do mundo. Assim, fui convidada a fazer parte do Projeto “Enfermeiros pelo Mundo”, afirma a profissional.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia