Foi criado no interior da Bahia o primeiro programa de educação especial e inclusiva de crianças e adolescentes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no Brasil. A iniciativa é da professora Daiane Ribeiro Teles Hofmann, egressa do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes/Campus Pirapora).
Atualmente, moradora do município de Caculé (BA), a professora e pedagoga criou o programa intitulado “A Invisibilidade de crianças e Adolescentes com AH/SD- Altas Habilidades/Superdotação no contexto do Sertão Baiano”. A iniciativa tem como objetivo instrumentalizar professores da rede pública para atuarem na identificação e no acompanhamento de crianças e adolescentes com AH/SD – Altas Habilidades/Superdotação.
A professora Daiane Ribeiro Teles Hofmann destaca a importância da Universidade Estadual de Montes Claros em sua formação. Sou muito grata em essa instituição ter sido o melhor e mais transformador instrumento na minha vida acadêmica e profissional. A Unimontes foi o meu berço de aprendizado e crescimento”, afirma a educadora. Ela se especializou na área de Diagnóstico dos Transtornos de Aprendizagem e na Identificação do quadro de Altas Habilidades/Superdotação.
APROVAÇÃO PELO MEC
O Programa “A Invisibilidade de crianças e Adolescentes com AH/SD- Altas Habilidades/Superdotação no contexto do Sertão Baiano” foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Políticas Públicas de Educação Especial.
O programa terá as atividades iniciadas com o curso “Instrumentalização docente para Identificação e acompanhamento de Crianças e Adolescentes no Contexto do Alto Sertão Baiano” no mês de dezembro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano – Campus Guanambi). A princípio, serão formados 150 professores da rede pública. A expectativa é de que ação possa ser realizada em todo estado da Bahia durante o ano de 2021.
“O objetivo do programa é ensinar o educador a enxergar essas crianças e adolescentes com potencialidades acima da média, retirando -os da invisibilidade e garantindo o direito de inclusão, promovendo o desenvolvimento social e transformador”, afirma a professora Daiane Ribeiro Teles Hofmann