Dois professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) discutiram os desafios da educação no contexto digital no V Congresso Internacional da RIEOnLIFE e IX Festival Internacional do We, Learning with the Cibricity, ocorrido nos dias 30 e 31 de outubro de 2024, em Peso da Régua, Portugal. O evento reuniu especialistas de diversos países para pensar a formação de ecologias-conectivas no paradigma da Educação OnLIFE, que integra ambientes online e presenciais.
A professora Fábia Magali Santos Vieira, coordenadora do Laboratório de Educação Digital (LED) da Unimontes, enfatizou a importância do congresso para estreitar laços com instituições internacionais. “Participar da RIEOnLIFE nos permite construir pontes com profissionais e instituições de diferentes contextos, ampliando nossa visão sobre as práticas educacionais conectivas”, declarou. Para ela, a troca de experiências é crucial para aprimorar as práticas educacionais locais e contribuir para uma educação global, mais inclusiva e inovadora.
Para o professor Alcino Franco de Moura Júnior, coordenador da pós-graduação lato sensu em Cultura Digital da Unimontes, eventos como este ajudam a refletir sobre a aplicação das tecnologias digitais de maneira mais eficaz no ensino, promovendo uma aprendizagem mais significativa e alinhada com as necessidades da sociedade atual”, afirmou.
O congresso, organizado pelo Grupo de Pesquisa Educação Digital (GPe-dU) da UNISINOS/CNPq, com o apoio da Universidade Aberta de Portugal e outras instituições internacionais, promoveu discussões sobre temas como inteligência artificial generativa, metaverso, educação híbrida e cibricidade, incentivando a criação de uma plataforma colaborativa para a Educação OnLIFE. As atividades incluíram palestras, oficinas e vivências imersivas, reforçando o compromisso com a inovação educacional.
“A participação da Unimontes no congresso destaca seu papel de liderança na promoção da educação digital e na integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação de professores e no desenvolvimento de ecossistemas educacionais inovadores”, destacou o professor Alcino Moura.