Autor identifica “processos fundamentais de gestão de fronteiras cognitivas, simbólicas e políticas e da emergência de uma nova configuração do regime moral associado a planta

A Universidade Estadual de Montes Claros por meio da Editora Unimontes acaba de publicar o livro, com acesso aberto e gratuito, A nova ciência canábica: controvérsias político-científicas e a canabização do humano, de autoria de Victor Luiz Alves Mourão, professor da Universidade Federal de Viçosa (MG).

O livro de 130 páginas aborda debates em torno do uso medicinal da cannabis no Brasil. O autor apresenta história sobre mudança paradigmática na ciência, contestação da hegemonia, movimentos sociais e cruzadas morais da nova direita no Brasil. O foco principal é sobre a mudança de paradigma. De um “paradigma proibicionista”, que associa a maconha ao demônio e a interpreta como ameaça à família, para um paradigma científico emergente, chamado “paradigma canabinoide”, que salva vidas e promete bem-estar para cada um.

Sem assumir explicitamente uma posição, o autor analisa, em três capítulos, a cruzada moral dos proibicionistas e a eventual vitória da ciência sobre o senso comum. No primeiro, Mourão busca um ponto de entrada no debate sobre a cannabis medicinal, “a partir de uma controvérsia que se instaurou com a publicação do Decálogo sobre a Maconha, documento do Conselho Federal de Medicina (CFM) tentando afastar conotações medicinais em relação a planta”.

No segundo capítulo, ele debruça-se “sobre as audiências públicas da Comissão Especial do Projeto de Lei 399/2015, voltado para regulamentação do uso medicinal da Cannabis, para construir uma análise que permite, por um lado, identificar os núcleos argumentativos centrais mobilizados pelos grupos e atores políticos contrários e favoráveis ao projeto e, por outro, apontar algumas tensões que se delineiam no interior desses blocos políticos”. No terceiro capítulo, o autor identifica “processos fundamentais de gestão de fronteiras cognitivas, simbólicas e políticas e da emergência de uma nova configuração do regime moral associado a planta”.

A Editora Unimontes é vinculada à Universidade Estadual de Montes Claros e funciona no segundo andar do prédio 4 do campus-sede.

A obra pode ser acessada gratuitamente no link https://www.editora.unimontes.br/a-nova-ciencia-canabica-controversias-politico-cientificas-e-a-canabizacao-do-humano/.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba