No período de 24 a 27 de setembro, será promovido o 2º Congresso Internacional de Educação e Inovação da Universidade Estadual de Montes Claros, que acontecerá no campus-sede da instituição. A Editora Unimontes marcará presença no evento com lançamentos de livros e apresentações culturais.

O 2º Congresso Internacional da Unimontes terá como tema central “Educação e Sustentabilidade”, com a proposta de discutir de que forma a educação pode contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em sintonia com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Editora Unimontes coordenará, no evento, sessões de lançamentos de livros próprios, assim como de livros de outras editoras. Os lançamentos ocorrerão no Espaço do Livro e da Leitura. No local, será montada uma infraestrutura para viabilizar lançamentos de e-books e livros impressos, conversas com autores e programação cultural. Ao todo, serão lançadas 16 obras, com atividades também no campus de Januária.

As atividades da Editora no campus-sede serão realizadas sempre a partir das 17 horas. No dia 24, a programação será aberta pela cantora Camille Cantuária. Em seguida, haverá divulgação de revistas científicas da Unimontes, seguida do lançamento dos livros Unimontes, História e Memória: 60 anos formando professores no Norte de Minas e Cartas para as fundadoras da Fafil, ambos organizados pela professora Geisa Magela Veloso; Mundos digitais na sala de aula: explorando tablets no ensino fundamental, das professoras Fábia Magali Santos Vieira e Bianca Souza Duarte; e Ser-tão crítico na Psicologia Social: produzindo vozes em tempos de necropolítica, organizado por Jaciany Soares Serafim, César Rota Júnior, Aline A. Rebelo, Leila Lúcia Gusmão Abreu e Nilson de Jesus Oliveira Leite Júnior.

No dia 25, as atividades começarão com a apresentação musical da Oficina de Música e Tecnologia do Curso de Extensão em Música (CEM) da Unimontes. Em seguida, haverá divulgação de revistas científicas da Unimontes e o lançamento dos livros Autocomposição em perspectiva – do conceito à eficiente concretização, organizado por Rafael Soares D. de Moura, Vitória Dreide Xavier Araújo Silva, Teddy Marques Farias Júnior, Marajane de Alencar Loyola, Talita Soares Moran e Richardson Xavier Brant; Caminhos do Desenvolvimento – vol. 1 Desenvolvimento Social, organizado por Felipe Fróes Couto, Juneo Matheus da Silva Cruz, Teddy Marques Farias Júnior e Vitória Dreide Xavier Araújo Silva; e Trabalho e formação humana: abordagens ontológicas e provocações contemporâneas, organizado por Leandro Luciano Silva Ravnjak.

No dia 26, a programação começará com a apresentação do Coral VoxMontes, vinculado à Unimontes, e prosseguirá com a divulgação de revistas científicas da Unimontes e o lançamento dos livros Português escrito para surdos: princípios e reflexões para o ensino, organizado por Suely Fernandes, Maria Cristina da Cunha Pereira e Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro; Ebook Fotográfico: (Res)significando o parto para além da medicalização, organizado por Clara de Cássia Versiani; e Conhecendo métodos não farmacológicos para alívio da dor do parto, também organizado por Clara de Cássia Versiani.

No dia 27, está previsto o lançamento do livro Escutas do indizível – a urgência subjetiva dos universitários, organizado por Marcelo Veras, Luiz Felipe Monteiro e Rogério Paes Henrique.

No campus de Januária, as atividades acontecerão no dia 27 de setembro, a partir das 20h30min, com o lançamento dos livros Lazer, mercado do entretenimento e circuitos futebolísticos nos sertões de Minas Gerais, 1888-1925, de Daniel Venancio Oliveira Amaral; Novos cantos populares do rio São Francisco, organizado por Pedro Henrique Almeida Santos, Ramiro Esdras Carneiro Batista e Ros’elles Magalhães Felicio; Mulheres da minha vida, de Valéria Matos Esco

Relacionadas

Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal
Curso de Música da Unimontes encerra semestre com palestra e show da Camerata de Violões
Unimontes Realiza Evento ‘Negritudes e Ancestralidades’ no Mês da Consciência Negra
Unimontes apóia municípios na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância
Inemontes receberá certificação CERNE para ambientes de inovação
HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo