A Editora Unimontes lança na próxima quinta-feira (8/12), a edição traduzida do francês para o português do livro “Trinta anos de Apostolado no Brasil – pelos Premonstratenses de Park”, de autoria de Cônego Maurício Marcel Gaspar. O trabalho de tradução é do arcebispo emérito de Montes Claros, dom Geraldo Majela de Castro que, no mesmo dia, completará 58 anos de ordenação presbiteral.

A programação será aberta com uma missa em ação de graças, que será presidida pelo arcebispo metropolitano dom José Alberto Moura, às 19 horas, na Matriz de Nossa Senhora Rosa Mística (bairro Jardim São Luís). Logo depois, às 20 horas, no Salão Paroquial da Rosa Mística, acontecerá o lançamento em solenidade presidida pelo reitor João dos Reis Canela. O evento integra as comemorações alusivas ao primeiro centenário de criação da Diocese de Montes Claros (desde 2001 elevada à condição de Arquidiocese), que foram iniciadas em dezembro de 2010.

Dom Geraldo Majela conta que a ideia da tradução surgiu no segundo semestre do ano passado, quando recebeu a visita do Abade-Geral Dom Tomás Handgraetinger, do Abade Emérito Dom Paulo Meyfroot e do atual Prior do Priorado Nossa Senhora Aparecida e São Norberto de Montes Claros, Cônego Antônio Galvão. “Conversando sobre a pobreza de fontes da história da Ordem Premonstratense no Brasil, pediram-me que traduzisse o livro do cônego Maurício Marcel Gaspar, publicado em 1930, intitulado “Trente années d’Apostolat au Brésil par les Prémontrés du Parc”, explica no prefácio o religioso, que também pertencente à Ordem fundada por São Norberto em 1121.

O arcebispo emérito, de 81 anos e que, além do francês, possui noção de grego clássico e perfeito entendimento de latim clássico e italiano, aceitou, então, o desafio de traduzir o livro. A obra está dividida em 11 capítulos distribuídos em 165 páginas de um livro escrito para celebrar os 800 anos de existência da Abadia de Park, na Bélgica. Trata-se da casa-mãe que enviara para o Brasil, especialmente para Minas Gerais, muitos de seus padres.

A iniciativa teve dois momentos distintos: em outubro de 2010, dom Geraldo traduziu os capítulos oito e nove dedicados à Igreja Particular de Montes Claros; e de março a agosto de 2011 concluiu os nove capítulos restantes. “A língua francesa tem algumas expressões mais difíceis, que precisam ser adaptadas. Caso, por exemplo, de “nervo da guerra”, no sentido literal do equivalente francês e que, no português, significa algo parecido a recursos financeiros. Outra barreira encontrada diz respeito às mudanças na língua portuguesa. “Ora, eu tenho 81 anos e muita coisa mudou no português que eu estudei. Então eu agradeço muito às três pessoas que revisaram o texto para mim: os Benedito Said, Maria Clara Lage Vieira e Bernadete Versiani dos Santos”, enfatiza.

Basicamente, nas palavras do tradutor, “esse precioso livro relata para as comunidades da Bélgica a chegada dos primeiros religiosos, filhos de São Norberto, ao Estado de Minas Gerais e seus primeiros passos até se instalarem em Montes Claros”. O objetivo era “atrair vocações para as abadias da Bélgica e, assim, aumentar o número de religiosos a serem enviados às missões brasileiras”.

Ele ressalta que o trabalho tem um grande valor religioso e histórico que a Universidade Estadual de Montes Claros captou de imediato ao aceitar editar a obra em português. Para tanto, Dom Geraldo Majela obteve duas autorizações especiais de impressão: da Casa Generalícia da Ordem Premonstratense, em Roma, Itália, e da Arquidiocese de Montes Claros.

A Matriz de Rosa Mística foi escolhida como local do lançamento por ser sede de uma paróquia ligada à Ordem Premonstratense e de seu primeiro pároco ter sido Cônego Sebastião Raimundo de Castro, o Padre Tiãozinho, irmão de sangue do tradutor. O sacerdote faleceu em 2005.

BIOGRAFIA

Filho de Eunápio Raymundo e Ana Batista de Castro, o montes-clarense Dom Geraldo Majela nasceu no dia 24 de junho de 1930. Primeiro de uma prole de nove filhos, foi batizado no dia 23 de julho de 1930 com o nome de João José de Castro. Ingressou na Ordem Premonstratense e adotou o nome religioso de Geraldo Majela. Foi ordenado padre no dia 8 de dezembro de 1953 e bispo no dia 8 de setembro de 1982, na Matriz de Nossa Senhora e São José. Em seu ministério episcopal, atuou primeiro como coadjutor de Dom José Alves Trindade e, depois, a partir de 1º de junho de 1988, na condição de titular desta Igreja Particular.

Seu lema é Ite et vos – “Ide vós também para a minha vinha”, uma estímulo ao engajamento leigo. Sexto na linha sucessória, teve como antecessores Dom João Antônio Pimenta, Dom Aristides Porto, Dom Antônio Morais, Dom Luiz Victor Sartori e Dom José Alves Trindade. Seu sucessor é Dom José Alberto Moura. Atualmente, Dom Geraldo Majela é pároco de São João Batista, no distrito de Terra Branca, município de Bocaiuva, Norte de Minas, e professor de Latim no Seminário Maior Arquidiocesano Imaculado Coração de Maria.

*Com colaboração da Assessoria de Imprensa/Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida