Emoção e valorização da cultura marcam cerimônia
O compromisso da Universidade Estadual de Montes Claros com a valorização e a preservação da história e da cultura regional foi destacado na noite de segunda-feira (04/08) no lançamento terceira edição do livro “Montes Claros, sua história, sua gente e seus costumes”, do escritor, historiador e médico Hermes de Paula (1909/1983). A cerimônia de lançamento aconteceu no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), em clima de emoção, com a participação de autoridades, integrantes da comunidade acadêmica, representantes da cultura e familiares de Hermes de Paula.
A obra foi reeditada pela Universidade, por meio da Editora Unimontes. A iniciativa foi viabilizada com recursos de emenda parlamentar destinada pela deputada Leninha Souza, que participou da cerimônia de lançamento, presidida pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago. Entre outras autoridades e convidados, o evento contou com as presenças do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; da diretora da Editora Unimontes, professora Maria Clara Maciel; do vice-prefeito de Montes Claros, Otávio Batista Rocha; e da secretária municipal de Cultura, Júnia Veloso Rebello; e da presidente do Conselho Curador da Unimontes, professora Mônica Nascimento e Feitosa. A família de Hermes de Paula foi representada na mesa de honra por Valéria Beatriz de Paula Cardoso e Virgínia Abreu de Paula, filhas do escritor.
“A Unimontes valoriza a nossa cultura e a nossa história. Este é o papel da nossa universidade”, afirmou o professor Wagner de Paulo Santiago. Ele agradeceu aos familiares de Hermes de Paula por cessão de direitos autorais, permitindo à Editora da Unimontes que reeditasse a obra. Ele também agradeceu à deputada Leninha pela liberação dos recursos de emenda parlamentar que viabilizaram o lançamento da terceira edição do livro “Montes Claros, sua história, sua gente e seus costumes”. Nesse sentido, ressaltou que a instituição agradece a todos os parlamentares que contribuem com suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O reitor informou que a reedição da obra teve uma tiragem de 1.132 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente para instituições públicas de Montes Claros e de outras cidades do Norte de Minas. O livro reeditado conta ainda uma versão digital, disponibilizada gratuitamente no site da Editora Unimontes (www.editora.unimontes.br) a partir desta terça-feira, 5 de agosto. Por outro lado, o professor Wagner de Santiago anunciou que a editora da Unimontes pretende viabilizar uma nova tiragem da obra para que os exemplares possam ser adquiridos pelo público em geral.
Alguns exemplares foram entregues, pessoalmente, pelo reitor a autoridades e parlamentares, incluindo o prefeito de Montes Claros.
Ainda durante o evento, o reitor destacou as realizações conquistadas pela atual gestão superior da Unimontes. Entre os feitos, ele citou a criação de novos cursos de graduação, a agilidade das obras do Teatro da Unimontes (em fase de conclusão) e a organização de novo concurso público para professor de nível superior, cujo edital deverá publicado em meados de setembro, com a previsão de preencher cerca de 400 vagas nas diversas áreas do conhecimento.
A deputada Leninha salientou que está sempre disposta a contribuir com as demandas da Unimontes, da qual é egressa, e com as iniciativas voltadas para a valorização da cultura e a história regional. Ela enalteceu a importância da reedição da obra de Hermes de Paula. “Reler o livro do doutor Hermes de Paula é reviver a história da nossa gente. Essa leitura vai trazer na nossa memória a revelação de que Montes Claros foi sempre uma cidade acolhedora e hospitaleira, uma cidade educada, onde, de fato, as pessoas são felizes”, declarou.
A diretora da Editora Unimontes, professora Maria Clara Maciel, destacou que a reedição do livro “Montes Claros, sua história, sua gente e seus costumes” representa um tributo a Hermes de Paula. “Por meio desta reedição, a Universidade Estadual de Montes Claros presta um tributo à obra, ao autor e à cidade, reiterando seu compromisso com a preservação da memória regional, a valorização da cultura e a democratização do conhecimento. Reeditar este livro em 2025 é afirmar que nossa história importa. Nossos caminhos, nossos costumes, nossos nomes, nossos cantos merecem ser preservados, lembrados, transmitidos e reverberados ao futuro”, enfatizou Maria Clara Maciel.
“A terceira edição dessa obra representa mais do que a reedição de um livro. Em tempos desafiadores, ela expressa a permanência do papel da universidade pública como espaço de produção, difusão e compartilhamento de saberes. Que este livro, agora novamente acessível, reencontre os leitores da cidade, desperte a curiosidade dos jovens, inspire pesquisas, fortaleça vínculos com o passado e com o nosso território”, descreveu Maria Clara Maciel
Emocionada, a filha de Hermes de Paula, Valéria Beatriz de Paula Cardoso, agradeceu a Universidade e a Editora Unimontes pela reedição da obra do seu pai. Ela lembrou que Hermes de Paula foi um apaixonado pela Universidade, pela cultura e pelas tradições de Montes Claros, a qual ofereceu grande contribuição ao longo de sua vida como médico, escritor e historiador.
Sobre o livro
O livro “Montes Claros, sua história, sua gente e seus costumes” foi publicado pela primeira vez em 1957 e teve uma segunda edição lançada em 1979, em três volumes. A obra, como indica o nome, registra a história de Montes Claros, assim como seus aspectos naturais e a cultura de seu povo. Dividido em 6 partes – Principais fatos históricos; Geografia histórica; Miscelânea histórica; Genealogia; Antologia Montes-clarense e Costumes. Registra caraterísticas de nossa geografia física e humana, incluindo cancioneiros populares, registros das primeiras associações municipais, assim como a árvore genealógica de famílias de relevo na época.
A nova edição preserva o conteúdo histórico da obra original e traz atualizações linguísticas feitas por professores do Departamento de Letras da Unimontes, reorganização visual da parte genealógica e um projeto gráfico contemporâneo, assinado pelos designers Chorró Moraes e Laura Fael. A arte da capa foi desenvolvida a partir de pigmentos naturais pela artista Márcia Prates.
Fotos: Neto Macedo/Ascom Unimontes














