Imagem de Capa

A Editora Unimontes, vinculada à Universidade Estadual de Montes Claros, lança o livro, no formato e-book, “Decifra-me ou te devoro: conexões, afastamentos e hibridizações entre antropofagia e psicanálise”. De autoria da psicanalista e pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luciana Cavalcante Torquato, a obra de 253 páginas analisa as relações entre Antropofagia e Psicanálise a partir das “ligações estratégicas” que o poeta, escritor, advogado, ensaísta e dramaturgo Oswald de Andrade estabeleceu com a descoberta freudiana. O e-book pode ser acessado gratuitamente no link https://www.editora.unimontes.br/decifra-me-ou-te-devoro-conexoes-afastamentos-e-hibridizacoes-entre-antropofagia-e-psicanalise/.

Autora Luciana Torquato

O livro eletrônico de Luciana Torquato – pesquisadora com experiência de docência nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento, Psicopatologia, Psicanálise e Psicoterapia, além de possuir trabalho clínico com adolescentes e adultos -, é fruto de sua tese de Doutorado, orientada por Guilherme Massara Rocha, professor-associado do Departamento de Psicologia da UFMG, da qual conservou o título.

Dinâmica antropofágica

A partir da dinâmica antropofágica, a autora investiga como Oswald de Andrade se serviu da Psicanálise para indicar saídas para o mal-estar de seu tempo, numa cruzada contra o autoritarismo e a repressão moral, que se cristalizou na defesa da descolonização e despatriarcalização da vida. Na verdade, um anseio de demonstrar como Antropofagia e Psicanálise interpretaram o mal-estar identitário e civilizatório no passado, sem, no entanto, deixar de trazê-la para a contemporaneidade, sobretudo no contexto dos cursos de Psicologia e espaços de discussão sobre os diversos campos psi.

“Decifra-me ou te devoro: conexões, afastamentos e hibridizações entre antropofagia e psicanálise” é a segunda obra de Luciana Torquato publicada pela Editora Unimontes. A primeira foi “A recepção da Psicanálise no Brasil: o discurso freudiano e a questão da nacionalidade” (2014), que abordou a particularidade da apropriação do discurso psicanalítico no país.

Imagem de capa

Localização

A Editora Unimontes fica no segundo andar do Prédio 4, em cima da Biblioteca Central, no campus-sede. Em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior (Fadenor), a Editora Unimontes administra o Espaço do Livro e da Leitura, situado em frente ao Prédio 1 do campus-sede, onde podem ser encontrados livros da própria editora e de outras editoras do Brasil, universitárias e comerciais. Mais informações no site www.editora.unimontes.br.

Relacionadas

Unimontes comemora 63 anos de existência
Minicurso sobre Gestão de Equipes capacita servidores da Unimontes e terá nova turma em junho
Editora Unimontes chega aos 26 anos com “trajetória marcante” e de olho no futuro
CineMuseu & Cinema Comentado Cineclube exibe “Por um punhado de dólares” no Museu da Unimontes
Liga Acadêmica de Cirurgia da Unimontes está com inscrições abertas para novos membros
Campus da Unimontes em Salinas adere à campanha “Seja um Doador – Você é o tipo certo de alguém”