
A Editora Unimontes, vinculada à Universidade Estadual de Montes Claros, lança o livro, no formato e-book, “Decifra-me ou te devoro: conexões, afastamentos e hibridizações entre antropofagia e psicanálise”. De autoria da psicanalista e pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luciana Cavalcante Torquato, a obra de 253 páginas analisa as relações entre Antropofagia e Psicanálise a partir das “ligações estratégicas” que o poeta, escritor, advogado, ensaísta e dramaturgo Oswald de Andrade estabeleceu com a descoberta freudiana. O e-book pode ser acessado gratuitamente no link https://www.editora.unimontes.br/decifra-me-ou-te-devoro-conexoes-afastamentos-e-hibridizacoes-entre-antropofagia-e-psicanalise/.

O livro eletrônico de Luciana Torquato – pesquisadora com experiência de docência nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento, Psicopatologia, Psicanálise e Psicoterapia, além de possuir trabalho clínico com adolescentes e adultos -, é fruto de sua tese de Doutorado, orientada por Guilherme Massara Rocha, professor-associado do Departamento de Psicologia da UFMG, da qual conservou o título.
Dinâmica antropofágica
A partir da dinâmica antropofágica, a autora investiga como Oswald de Andrade se serviu da Psicanálise para indicar saídas para o mal-estar de seu tempo, numa cruzada contra o autoritarismo e a repressão moral, que se cristalizou na defesa da descolonização e despatriarcalização da vida. Na verdade, um anseio de demonstrar como Antropofagia e Psicanálise interpretaram o mal-estar identitário e civilizatório no passado, sem, no entanto, deixar de trazê-la para a contemporaneidade, sobretudo no contexto dos cursos de Psicologia e espaços de discussão sobre os diversos campos psi.
“Decifra-me ou te devoro: conexões, afastamentos e hibridizações entre antropofagia e psicanálise” é a segunda obra de Luciana Torquato publicada pela Editora Unimontes. A primeira foi “A recepção da Psicanálise no Brasil: o discurso freudiano e a questão da nacionalidade” (2014), que abordou a particularidade da apropriação do discurso psicanalítico no país.

Localização
A Editora Unimontes fica no segundo andar do Prédio 4, em cima da Biblioteca Central, no campus-sede. Em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior (Fadenor), a Editora Unimontes administra o Espaço do Livro e da Leitura, situado em frente ao Prédio 1 do campus-sede, onde podem ser encontrados livros da própria editora e de outras editoras do Brasil, universitárias e comerciais. Mais informações no site www.editora.unimontes.br.