Obra foi organizada pela professora Marileia Chaves Andrade, do PPGCS/Unimontes

A Editora Unimontes, da Universidade Estadual de Montes Claros, publicou o livro em formato e-book “Imunidade e COVID-19: Explorando Fundamentos e Perspectivas”. A obra tem como organizadora a professora Marileia Chaves Andrade, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Unimontes, com a colaboração do professor Waldemar de Paula Junior e da acadêmica Carina Silva de Freitas, do curso de Medicina da instituição.

O trabalho foi elaborado no âmbito das atividades da Liga de Imunologia das Doenças Infecciosas e Autoimunes (LIDIA) da Unimontes, formado por professores de diversas especialidades da área da saúde e acadêmicos de Medicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Educação Física e Farmácia.

“A temática principal do livro é a atualização sobre a COVID-19 sob a ótica da atividade imunológica, possibilitando entender o papel e a contribuição do sistema imune não apenas na imunopatogênese da doença, mas também seu papel fisiológico de automanutenção do organismo, por exemplo, a atividade moduladora da resposta inflamatória por meio da interação com a microbiota intestinal, além dos aspectos práticos relacionados ao imunodiagnóstico e perspectivas terapêuticas”, explica a professora Marileia Chaves Andrade.

A obra abrange tópicos relacionados ao SARS-CoV-2, o vírus causador da COVID-19, desde a resposta inicial do corpo até as implicações na saúde mental. A professora Marileia Chaves Andrade ressalta que o livro reúne capítulos estruturados como uma revisão narrativa atualizada sobre cada temática. “Transita por temas básicos, destacando os fundamentos da interação do SARS-CoV-2 com o organismo humano, variantes do vírus e perfil de ativação imune, alcançando também assuntos mais específicos como o desenvolvimento de autoimunidade, impacto na saúde mental, relação com estado nutricional, interação com respostas alérgicas, entre outros”, informa.

Ela esclarece que a obra também aborda a complexidade da atividade imunológica em respostas infecciosas, especialmente o amplo espectro de relações do sistema imune com o organismo, impedindo ou favorecendo o estabelecimento e progressão da doença.

Capa do livro Imunidade e covid-19: explorando fundamentos e perspectivas – Editora Unimontes

No prefácio, a professora Maria Tereza Carvalho Almeida destaca que o livro tem o desafio “de estar bem documentado em sua diversidade de detalhes, a fim de promover letramento em saúde e minimizar o sofrimento frente a novos desafios”. Trata-se, na verdade, de “coletânea de textos que permitam ao leitor navegar, por meio de uma linguagem simples e ilustrações objetivas, pela história criada pelo novo Coronavírus, percorrendo sua estrutura, família, variantes, formas de transmissão, manifestações clínicas e epidemiologia”, relata.

O e-book “Imunidade e COVID-19: Explorando Fundamentos e Perspectivas”, de 167 páginas, pode ser conferido no endereço eletrônico https://www.editora.unimontes.br/imunidade-e-covid-19-explorando-fundamentos-e-perspectivas/.

Sobre a organizadora do livro

A professora Marileia Chaves Andrade possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde concluiu o mestrado e o doutorado em Imunologia. Também concluiu o pós-doutorado na área pelo Centro de Pesquisa René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unimontes e pesquisadora do Centro de Pesquisa René Rachou, da Fiocruz. Ela possui experiência na área de Imunologia básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunologia de Mucosas, Tolerância Oral, Alergia Alimentar; e na área de Imunoparasitologia, com ênfase em Doença de Chagas e Leishmanioses.

Unimontes mostra atividades de extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Biblioteca Central da Unimontes recebe exposição bibliográfica “Cerpopular: educação popular, gênero e relações étnico-raciais”
Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”