A Editora Unimontes realizará a seleção de obras originais para a publicação em 2016 e 2017, a partir da produção da comunidade acadêmica. Serão escolhidos dez livros originais de alunos, professores e egressos dos programas de mestrado e doutorado da Universidade Estadual de Montes Claros. O edital, inédito neste sentido, foi lançado nessa terça-feira (22/3), durante a abertura da reunião do Conselho Editorial.
Outra novidade da editora para este ano é a criação do seu Portal de Periódicos. Sob recomendações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação (Capes/MEC), o endereço eletrônico permitirá a divulgação universal das vinte principais revistas científicas produzidas pelos departamentos acadêmicos da Unimontes – desde o primeiro volume.
EDITAL
O edital para a publicação de livros produzidos pela comunidade acadêmica foi assinado pelo reitor, professor João dos Reis Canela, e pelo diretor da Editora Unimontes, professor Antônio Dimas Cardoso, e contemplará os exercícios de 2016 e 2017. Podem participar da seleção professores, alunos e egressos dos programas de pós-graduação Stricto sensu – até dois anos após a defesa de tese.
Os livros serão financiados com recursos da própria Universidade. As inscrições podem ser feitas até 22 de junho e o resultado será divulgado em 22 de outubro de 2016. “Esta iniciativa reforçará a divulgação do trabalho da Editora Unimontes junto à comunidade acadêmica, além de assegurar uma maior visibilidade ao trabalho do Conselho Editorial”, pontuou o diretor Dimas Cardoso.
Ele fez um agradecimento “à ativa participação e incentivo da Reitoria e dos programas de mestrado e doutorado e dos departamentos no apoio e suporte ao lançamento do edital, assim como no compartilhamento de responsabilidades”.
O reitor João Canela destacou o trabalho da Editora Unimontes não apenas em publicações, mas também na promoção de eventos científicos e no fomento à produção de trabalhos de pesquisa. “O edital, juntamente com o portal de periódicos, serve como estímulo para uma projeção mais consistente no cenário científico. Vislumbramos mais editais desta natureza, como incentivo ao lançamento permanente de títulos”, pontuou.
O vice-reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, que respondeu pela direção da editora na gestão anterior, reconhece como complexo o trabalho de produção acadêmica. “O histórico é de publicações do próprio corpo docente da Unimontes e de setores importantes de nossa sociedade, mas são necessárias mais ações para que a Editora Unimontes mantenha a tradição de publicizar os conteúdos científicos”.
PORTAL
O portal de periódicos da Unimontes entra em funcionamento a partir de um projeto-piloto: a digitalização de todos os volumes da Revista Cerrados, do Departamento de Geociências, em circulação desde 2003. Pelo menos mais 19 títulos serão incorporados à plataforma do portal, que segue normas estabelecidas pela Capes.
A meta principal é elevar o nível de avaliação das produções da Universidade, sobretudo em quesitos como “quantidade de artigos”, “titulação de autores”, “artigos em idiomas estrangeiros” e a “publicação com autores de outras instituições”, dentre outros critérios.
Até então, as revistas da Unimontes tinham, em sua maioria, o formato em papel, o que limitava a circulação e o acesso, além do custo elevado de produção e impressão. “Sem sombra de dúvidas, a grande vantagem está no alcance que uma edição eletrônica oferece, a começar pela abrangência internacional. Desta forma, a Unimontes poderá interagir ainda mais com centros acadêmicos do mundo inteiro e, por fim, buscar elevar o qualis de suas publicações”, atesta o professor Marcos Esdras Leite, que é o coordenador da Revista Cerrados e integrante do Conselho Editorial da Editora Unimontes.