A Universidade Estadual de Montes Claros, por meio da Editora Unimontes, lança o livro digital “Adoecimento do professor da educação básica no Brasil”. De autoria dos professores Saulo Daniel Mendes Cunha, José de Andrade Matos Sobrinho, Aparecida Rosângela Silveira e Cristina Andrade Sampaio, todos vinculados à instituição de ensino superior. O e-book analisa a influência neoliberal na educação básica brasileira, com ênfase na saúde docente, e pode ser acessado gratuitamente no link https://www.editora.unimontes.br/adoecimento-do-professor-da-educacao-basica-no-brasil/.

O livro de 114 páginas é fruto da tese de doutorado de Saulo Daniel Mendes Cunha, um dos autores. Ele pesquisa como o neoliberalismo alterou significativamente a forma e as condições laborais dos professores na rede pública. A discussão ocorre no grupo de pesquisa “Projeto ProfsMinas”.

Nas Notas Introdutórias (NI) do e-book é destacado que “(…) os professores e as professoras da educação básica têm apresentado uma grande incidência de adoecimentos, processo resultante de um fenômeno denominado ‘mal-estar docente’”. As doenças mentais e físicas estão entre as principais causas de solicitações de licenças de saúde dos professores. Trata-se de afastamentos, conforme as NIs, “divergentes ao trabalho que, além de oferecer compensação econômica, deveria ofertar satisfação emocional (…) e oportunidades para o desenvolvimento de aptidões e de ampliação de conhecimentos pessoais, com presença de sentimento de bem-estar dentro e fora do local de trabalho”.

Autores

Saulo Daniel Mendes Cunha possui Mestrado em Ensino em Saúde, pela Universidade Federal dos Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina-MG, e Doutorado em Ciências da Saúde, pela Unimontes. É professor dos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) da Unimontes desde 2006.

Saulo Daniel Mendes Cunha

José de Andrade Matos Sobrinho possui Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) e leciona no curso de Educação Física da Unimontes desde 2015, com disciplinas pedagógicas, filosóficas, antropológicas e sociológicas que tratam da cultura corporal e da Educação Física escolar. Pesquisa na área de Trabalho, Lazer e Educação.

José de Andrade Matos Sobrinho

Aparecida Rosângela Silveira é psicanalista, membro do Grupo de Trabalho
Psicanálise, Clínica e Política da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Psicologia e Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primários da Unimontes. Possui Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Aparecida Rosângela Silveira

Cristina Sampaio Andrade é cientista social e Doutora em Saúde Coletiva. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Saúde Mental, Antropologia Médica e Pesquisa Qualitativa em Saúde. Participa do “Projeto ProfsMinas”, que pesquisa as condições de saúde e trabalho de professores da educação básica do estado de Minas Gerais. Coordena o Laboratório de Pesquisas Qualitativas Interdisciplinares em Saúde (LabQuali), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unimontes.

Cristina Sampaio Andrade

A Editora Unimonte fica no segundo andar do prédio 4, em cima da Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, no campus-sede. Mais informações no site editora.unimontes.br.

Relacionadas

Projeto de plantio da macaúba para a produção de biocombustíveis é discutido na Assembleia Legislativa – iniciativa conta com a participação da Unimontes
LGPD – Livro digital propõe modelo de organização do conhecimento para HUCF Unimontes
Orquestra Experimental de Câmara fará concerto especial para comemorar os 63 anos da Unimontes
Unimontes promove XIX Mostra Científica de Enfermagem com o tema “Enfermagem: passado, presente e futuro”
Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes seleciona bolsistas para Cozinhas Solidárias
Edital da Unimontes abre 185 vagas para auxílio-alimentação no âmbito do Programa Estadual de Assistência Estudantil