
A Universidade Estadual de Montes Claros, por meio da Editora Unimontes, lança o livro digital “Adoecimento do professor da educação básica no Brasil”. De autoria dos professores Saulo Daniel Mendes Cunha, José de Andrade Matos Sobrinho, Aparecida Rosângela Silveira e Cristina Andrade Sampaio, todos vinculados à instituição de ensino superior. O e-book analisa a influência neoliberal na educação básica brasileira, com ênfase na saúde docente, e pode ser acessado gratuitamente no link https://www.editora.unimontes.br/adoecimento-do-professor-da-educacao-basica-no-brasil/.
O livro de 114 páginas é fruto da tese de doutorado de Saulo Daniel Mendes Cunha, um dos autores. Ele pesquisa como o neoliberalismo alterou significativamente a forma e as condições laborais dos professores na rede pública. A discussão ocorre no grupo de pesquisa “Projeto ProfsMinas”.
Nas Notas Introdutórias (NI) do e-book é destacado que “(…) os professores e as professoras da educação básica têm apresentado uma grande incidência de adoecimentos, processo resultante de um fenômeno denominado ‘mal-estar docente’”. As doenças mentais e físicas estão entre as principais causas de solicitações de licenças de saúde dos professores. Trata-se de afastamentos, conforme as NIs, “divergentes ao trabalho que, além de oferecer compensação econômica, deveria ofertar satisfação emocional (…) e oportunidades para o desenvolvimento de aptidões e de ampliação de conhecimentos pessoais, com presença de sentimento de bem-estar dentro e fora do local de trabalho”.
Autores
Saulo Daniel Mendes Cunha possui Mestrado em Ensino em Saúde, pela Universidade Federal dos Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina-MG, e Doutorado em Ciências da Saúde, pela Unimontes. É professor dos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) da Unimontes desde 2006.

José de Andrade Matos Sobrinho possui Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) e leciona no curso de Educação Física da Unimontes desde 2015, com disciplinas pedagógicas, filosóficas, antropológicas e sociológicas que tratam da cultura corporal e da Educação Física escolar. Pesquisa na área de Trabalho, Lazer e Educação.

Aparecida Rosângela Silveira é psicanalista, membro do Grupo de Trabalho
Psicanálise, Clínica e Política da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Psicologia e Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primários da Unimontes. Possui Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Cristina Sampaio Andrade é cientista social e Doutora em Saúde Coletiva. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Saúde Mental, Antropologia Médica e Pesquisa Qualitativa em Saúde. Participa do “Projeto ProfsMinas”, que pesquisa as condições de saúde e trabalho de professores da educação básica do estado de Minas Gerais. Coordena o Laboratório de Pesquisas Qualitativas Interdisciplinares em Saúde (LabQuali), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unimontes.

A Editora Unimonte fica no segundo andar do prédio 4, em cima da Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, no campus-sede. Mais informações no site editora.unimontes.br.