Obra presta homenagem póstuma a ex-reitor José Geraldo de Freitas Drumond

“Bioética e suas perspectivas sociais”. Este é o título e-book que reúne uma coletânea de artigos, elaborado no âmbito do curso de Bioética Social da Universidade Estadual de Montes Claros, publicado pela Editora Unimontes. A obra presta homenagem póstuma ao professor de bioética e ex-reitor da Unimontes, José Geraldo de Freitas Drumond, falecido em 29 de novembro de 2016.  No livro é publicado um trabalho deixado pelo ex-reitor como coautor.

A coletânea tem como organizadores os professores Marcos Aurélio Trindade, Maria Ângela Figueiredo Braga, Joanilva Ribeiro Lopes e Orlene Veloso Dias. O prefácio é de autoria do reitor, professor Antonio Alvimar Souza, também docente da área de bioética, vinculado ao Departamento de Filosofia da instituição.

O livro reúne os seguintes artigos e seus respectivos autores: “A Ciência do Século XXI”, José Geraldo de Freitas Drumond  (in memorian) e Orlene Veloso Dias; “Violência Doméstica em Tempos de Pandemia”, Maria Ângela Figueiredo Braga e Sheyla Borges Martins; “Ética e Bioética: Questões Sociais, Raízes Filosóficas e Cidadania”, Marcos Aurélio Trindade e Joanilva Ribeiro Lopes; “Bioética e Cuidado dos Idosos”, Jorge Gomes e Poliana Ferreira Luís;  “Bioética e Saúde Global Desafios em um Mundo Conectado”, Alexandre Andrade Martins

E ainda: “Direito à Saúde e Direitos do Paciente: Agenciamentos Biopolíticos, José Roque Junges; “A Bioética diante o Abandono às Pessoas com Doenças que Ameaçam a Continuidade da Vida”, Alexandre Silva e Gabriel Alves Silva; “Utopia e Bioética Cyborg no Melhoramento Humano”, Elton Dias Xavier e Calvin Batista Campos; e “Cuidados Paliativos em Tempo de Pandemia”, Thomas de Figueiredo Braga Colares e Luciana Colares Maia

Na apresentação do trabalho, a comissão organizadora ressalta que a iniciativa tem como primeiro objetivo prestar uma homenagem ao professor José Geraldo de Freitas Drumond, “haja vista sua admirável relevância enquanto bioeticista no vasto campo científico regional e na propagação do pensamento bioético no sertão mineiro”.  Nesse sentido, a comissão organizadora realizou uma extensa pesquisa. 

Contribuíram com a publicação professores da Unimontes e docentes convidados de outras instituições, “sempre na perspectiva de refletir sobre a natureza bioética e instigar o desejo pelo conhecimento em toda a sua dimensão”, traz o e-book.

A comissão organizadora, diante das crises que o sistema de saúde enfrenta, “sobretudo considerando o contexto epidemiológico caótico frente à pandemia de COVID-19, que evidenciou as mais variadas fragilidades, a bioética social se mostra imprescindível”.  “Assim, todos os esforços foram norteados pelo desejo de inibir a desigualdade global, justificando os interesses sociais em virtude do bem de todos. Nesse aspecto, foram abordados temas vitais durante o curso promovido pela Unimontes”.

TEMPOS DE GRANDES DESAFIOS

Ao fazer o prefácio do e-book “Bioética e suas perspectivas sociais”, o reitor Antonio Alvimar ressalta que “vivemos um tempo de grandes desafios. Assistimos em nossa volta forte tendência de polarização. O crescimento da ciência tão alardeada parece não ter oferecido suficiente alimento para as relações humanas. Primamos cada vez mais para os aspectos práticos da vida. A vida tem se manifestada numa trilha de gozo e satisfação. Rechaçamos o desconforto e motivamos as novas gerações para a busca do sucesso e conforto material”.

Ele salienta que a obra proporciona “momentos significativos de leitura e reflexão sobre temas que dizem respeito, exclusivamente, a nossa relação com a vida, o cuidado, a natureza e a transcendência”. “O mundo da bioética tem o privilégio de nos lançar para a esfera do sublime. É um mundo que resgata e defende nosso ideal de nobreza. Nos conceitos bioéticos burilamos a existência humana, preservando, a mesma, das investidas ferozes daqueles que atentam diariamente contra os princípios elementares da existência humana”, afirma o professor Antonio Alvimar Souza.

“A bioética nasceu exatamente no contexto da ciência moderna, sendo marco do aprimoramento das questões éticas discutidas deste a antiguidade clássica. A ciência experimental moderna trouxe novas perspectivas e ingerências significativas nos campos de atuação do agir humano. Os paradigmas anteriormente orientadores da velha sabedoria clássica, de fundamentação divina, fora sendo substituída gradativamente por um agir especulativo destituído de qualquer perspectiva de sacralidade”, relata o reitor e professor de bioética.

“Os valores éticos foram referenciais por séculos para orientação da conduta humana na história da humanidade. Os novos dilemas sociais, políticos, científicos, antropológicos e ambientais trouxeram novos questionamentos para a realidade vivida em sociedade”, completa Antonio Alvimar.

Relacionadas

Campus da Unimontes sediará Copa de Triathlon no dia 12 de janeiro
Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes reforça compromisso com biossegurança em laboratórios de pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica