A Editora Unimontes, vinculada à Universidade Estadual de Montes Claros, entregou oficialmente 326 livros da 3ª edição de “Montes Claros, Sua História, Sua Gente e Seus Costumes”, obra-prima do médico, historiador e escritor Hermes Augusto de Paula, à Secretaria Municipal de Educação (SME) de Montes Claros e à Superintendência Regional de Ensino (SRE).

A iniciativa ocorreu na manhã desta quinta-feira (04/09), nas sedes da SME e da SRE, e foi conduzida pela professora Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, diretora da Editora Unimontes. Também estiveram presentes Luana Pereira Santos, que administra a Editora, Evilázia Ferreira Martins, revisora linguística, e Maria Gabriela de Souza, estagiária.

Cópia impressa

“A intenção é que cada escola pública de Montes Claros, seja municipal ou estadual, receba uma cópia impressa do livro”, destaca Maria Clara Maciel. Ela explica que a disponibilização dos exemplares “é uma forma de levar as novas gerações a conhecer nossas raízes e se conectarem com nossa cultura”. Além da versão digital, de livre acesso no site www.editoraunimontes.br, conclui a docente da Unimontes, “as escolas terão agora a oportunidade de reunir alunos em torno do livro físico, incentivando inclusive a ida à biblioteca escolar”.

Escolas municipais e estaduais

O secretário Municipal de Educação, Charles Gutemberg Alecar Soares, recebeu 152 livros. Segundo ele, todas as 61 unidades da Rede Municipal de Ensino, nos níveis Infantil, Fundamental e Médio, que possuem cerca de 35 mil alunos, serão beneficiadas.

Já a superintendente Regional de Ensino, Maria Levimar Viana Tupinambá, recebeu 174 exemplares, que serão distribuídos nas 170 escolas de Ensino Médio sob jurisdição da SRE.

Outras instituições

A Editora Unimontes ainda pretende doar exemplares do livro para a Academia Montes-Clarense de Letras, Academia Feminina Montes-Clarense de Letras, Instituto Histórico de Minas Gerais, Centro Cultural Hermes de Paula, Associação de Magistrados, bibliotecas de instituições públicas e privadas, como o Serviço Social do Comércio (SESC), faculdades, universidades e a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

3ª edição

A reedição da obra de Hermes de Paula foi financiada com recursos de emenda parlamentar da deputada Leninha Souza e teve tiragem limitada a 1.132 exemplares, destinados a instituições públicas de Montes Claros e outras cidades do Norte de Minas. Os interessados também podem acessar o e-book, disponível gratuitamente no link: https://www.editora.unimontes.br/montes-claros-sua-historia-sua-gente-seus-costumes/.

A obra tem capa dura, todas as 600 páginas em papel couchê e formato 23×31 cm. O trabalho de reedição envolveu professores, acadêmicos da Instituição de Ensino Superior (IES) e profissionais de artes gráficas. A revisão linguística foi realizada pelos professores Angela Bruxton, Evilázia Martins e Welber Nobre, todos do Departamento de Comunicação e Letras.

O projeto gráfico foi assinado por Chorró Morais e Laura Fahel. A proposta conta ainda com textura em pigmentos naturais, realizada pela artista plástica Márcia Prates, e curadoria de fotografias antigas e atuais, coordenada pela equipe sob supervisão da professora Maria Clara Maciel.

Lançamento

A solenidade de lançamento da 3ª edição do livro de Hermes de Paula ocorreu na noite de 04 de agosto, no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM). Participaram da cerimônia autoridades, integrantes da comunidade acadêmica, representantes da cultura e familiares do autor. Foram impressos 1.132 livros.

Fotos: Neto Macedo/Ascom

Relacionadas

VI Congresso Brasileiro de Direito Tributário e Financeiro é aberto em Montes Claros com autoridades e especialistas
Unimontes sedia X Semana Acadêmica de Filosofia com tema “Filosofia + Cultura Pop”
Unimontes sediará Encontro Regional do Fórum Técnico Minas sem Miséria segunda-feira (8/09)
Unimontes promove três eventos simultâneos para surdos em setembro – Inscrições já estão abertas
Mestrado Profissional em Filosofia lança Edital com oito vagas para a Unimontes – Inscrições seguem até 20 de outubro
Exposições e filme no Museu da Unimontes em setembro