A Editora da Universidade Estadual de Montes Claros em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Saúde do Hospital Universitário Clemente de Faria (LabQuali), lançam o livro “Em defesa da pesquisa qualitativa: desenho, análise e textualização”. A obra é de autoria do professor Doutor Mario Cardano, que atua na Universidade de Turim – Itália.

A A secretária da EU, Luana Pereira Santos junto da diretora da EU, Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, a professora Cristina Andrade Sampaio, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Saúde do Hospital Universitário Clemente de Faria (LabQuali) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unimontes e o professor Mario Cardano. Foto: Editora Unimontes.

O evento será na próxima terça-feira, 11 de junho, às 19h, no auditório do Museu Regional do Norte de Minas, que fica na rua Coronel Celestino,75, centro histórico de Montes Claros.

Trata-se da edição brasileira do livro “Defending Qualitative Reserarch: Design, Analysis and Textualization”, com tradução do professor Leonardo Neves Correa, que se constitui em contribuição acadêmico-científica para quem já desenvolve ou pretende desenvolver pesquisas por meio de abordagem qualitativa.

Com linguagem acessível, o autor italiano apresenta panorama crítico às etapas da pesquisa qualitativa, cuja essência, na perspectiva dele, deve possuir determinado rigor para promover a criatividade intrínseca “do experimento da experiência”.

Cardano explica, na parte Agradecimentos, que o livro de 275 páginas resulta “de minha atividade docente nas aulas de Métodos Qualitativos no mestrado em Sociologia da minha universidade (Turim) e nos seminários que realizo com os alunos de doutorado em Sociologia e Metodologia da Pesquisa Social, mantida em parceria pela Universidade de Turim e pela Universidade de Milão. Testei muitas ideias apresentadas aqui com esses alunos, recebendo feedbacks valiosos para melhor defini-las”.

A Editora Unimontes é vinculada a Universidade Estadual de Montes Claros e funciona no segundo andar do Prédio 4, no campus-sede. Saiba mais no site editora.unimontes.br.

Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial