A Editora Unimontes comemora, neste mês, 26 anos de história, conhecimento e cultura. Vinculada à Universidade Estadual de Montes Claros, representa longevidade e reflexão sobre o alcance dos projetos editoriais e de produção que envolvem desde seleção de conteúdo e criação de projetos gráficos até publicação e distribuição de livros importantes para a comunidade acadêmica local e regional. “São mais de duas décadas de uma trajetória marcante e de grande impacto científico, literário, histórico, cultural e educacional, transformando a vida dos leitores”, enfatiza a editora-chefe e diretora da Editora Unimontes, professora Maria Clara Maciel.

Fundação e êxito

Fundada em 1999 pelo professor José Geraldo de Freitas Drumond, então reitor da Unimontes, a Editora, inicialmente, publicava obras relacionadas às pesquisas da Unimontes, por meio de seus cursos, e de autores norte-mineiros. A meta era auxiliar na difusão do conhecimento. A esse objetivo alia-se, hoje, a decisão de editar obras com valor científico e cultural, veiculadas local, nacional e internacionalmente.

O êxito da unidade deve-se a um trabalho desenvolvido com seriedade, à concretização de parcerias e a uma equipe atuante. Maria Clara Maciel aponta que, “internamente, nós estamos aumentando a nossa base técnica, trazendo novos profissionais para compor a equipe, com um editor de artes gráficas visuais para cuidar de toda a parte gráfica dos projetos da Editora, o que irá influenciar na produtividade e na qualidade das nossas obras”.

Acervo

A Editora Unimontes possui acervo superior a 500 livros, que abrange as mais diversas áreas do conhecimento e mantém um site atualizado (www.editora.unimontes.br), repleto de obras acadêmicas. “São publicações de livros de alto valor científico e acadêmico, que estão disponíveis para download gratuito”, revela a editora-chefe.

Presente e futuro

Para manter o compromisso com a difusão da ciência, a intenção é implementar novos projetos e planos futuros. “No momento, nós estamos instituindo um selo de literatura infantojuvenil, pensando na formação do leitor e em como esse selo editorial pode auxiliar na melhoria da qualidade do conceito de infância e de histórias para a infância”, além de coedições com outras universidades e da pretensão de publicar Edital conjunto com a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) para o ano de 2026. 

Com uma linha editorial acadêmico-científica, pedagógico-educacional, artísticocultural, de divulgação científica e histórico-comemorativa, ampliada gradativamente ao longo desses 26 anos, a Editora Unimontes, no momento, está em fase de reformulação de sua plataforma de submissão de obras. A meta é melhorar a relação com os autores e aprimorar as etapas do processo de editoração.

Para Maria Clara Maciel, “a Editora Unimontes tem desenvolvido um trabalho profícuo, com uma equipe bastante coesa. Nessa data simbólica, que representa um marco para novas melhorias e inovações para a nossa universidade, a Editora reafirma seu comprometimento com a qualidade editorial de suas publicações e com a promoção da acessibilidade e democratização do conhecimento”.

Espaço do Livro e da Leitura

Em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), a Editora Unimontes administra o Espaço do Livro e da Leitura, situado na confluência dos centros de Ciências Humanas e de Ciências Sociais Aplicadas, no campus-sede, onde são encontrados livros publicados pela própria Editora e outras editoras, universitárias e comerciais.

A Editora Unimontes fica 2º andar do prédio 4, em cima da Biblioteca Central, também no campus-sede.

Relacionadas

Unimontes comemora 63 anos de existência
Minicurso sobre Gestão de Equipes capacita servidores da Unimontes e terá nova turma em junho
CineMuseu & Cinema Comentado Cineclube exibe “Por um punhado de dólares” no Museu da Unimontes
Liga Acadêmica de Cirurgia da Unimontes está com inscrições abertas para novos membros
Campus da Unimontes em Salinas adere à campanha “Seja um Doador – Você é o tipo certo de alguém”
Unimontes promove comemoração oficial dos 60 anos de criação do curso de Letras