A Editora Unimontes publicará uma coleção de livros com a participação de professores das diversas áreas do conhecimento, com abordagem à contribuição da Universidade Estadual de Montes Claros para o desenvolvimento regional. A iniciativa faz parte das comemorações dos 50 anos de criação do ensino superior público no Norte de Minas que serão completados em maio de 2012.

As regras para o encaminhamento e publicação dos artigos estão definidas em edital lançado pela Editora Unimontes. Poderão participar professores lotados em todos os departamentos da Universidade. Somente serão aceitos trabalhos inéditos (limite de um por cada autor) que deverão ser encaminhados por meio eletrônico (editora@unimontes.br) até 10 de dezembro de 2011.

Conforme o edital, “os trabalhos deverão envolver a ideia de uma gestão participativa e estimuladora do protagonismo dos estudantes, professores, pesquisadores e das experiências de professores eméritos, entre outros aspectos, que contribuem para a qualidade da educação do ensino superior nos 50 anos da Unimontes no Norte de Minas Gerais”.

Os textos deverão ter no mínimo, oito e, no máximo, 20 laudas, incluindo as citações bibliográficas. Os artigos deverão focalizar temas relacionados às seguintes áreas do conhecimento: exatas e da terra, biológicas. saúde, agrárias, sociais aplicadas, humanas, lingüística, letras e arte, educação e questões interdisciplinares.

Também serão aceitos trabalhos que abordam a extensão comunitária (“universidade e inserção regional”, “extensão comunitária e experiência internacional”, “extensão comunitária e novos saberes” e “Programa Universidade Solidária”). Todos os trabalhos serão avaliados por uma comissão científica, que, logo após a aprovação, vai encaminhá-los à comissão organizadora, que será responsável pela publicação dos livros.