A Pró-Reitora de Ensino, vinculada à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), lança Edital de pré-seleção para Professores Supervisores da Rede Pública de Educação Básica, interessados em participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
O objetivo é a formação de cadastro de reserva, para fins de preenchimento de vagas destinadas a bolsas (condicionado à aprovação e à liberação de cotas de bolsas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de subprojetos/escolas em Matemática – campus São Francisco e Escola Estadual Jacinto de Magalhães; Língua Portuguesa – campus Paracatu e Escola Estadual Antônio Carlos; Pedagogia/Alfabetização – campus Paracatu e Escola Estadual Cremilda Passos. A bolsa é no valor de R$ 1.100.
Inscrição
Os candidatos deverão se inscrever no período de 18 a 26 de agosto, a partir do e-mail inscricaopibid2024@unimontes.br, via e-mail próprio. A documentação exigida no Edital, que deverá ser enviada em anexo, pode ser conferida no link https://unimontes.br/wp-content/uploads/2025/08/EDITAL-05.2025-PROFESSOR-SUPERVISOR-13-de-agosto.pdf.
Requisitos
Os interessados precisam atender aos seguintes requisitos:
a) ser aprovado no processo seletivo do PIBID realizado pela Unimontes;
b) possuir diploma de licenciatura em área do conhecimento correspondente à área do subprojeto, exceto para os subprojetos mencionados no Edital;
c) possuir experiência mínima de dois anos no magistério da educação básica;
d) ser docente efetivo na Escola Parceira – “a escola pública de educação básica onde são realizadas as atividades do PIBID” – que abrigará o subprojeto, atuando em sala de aula na área, modalidade ou etapa correspondente ao curso que compõe o subprojeto. Caso não exista na Escola Parceira docente efetivo com os requisitos exigidos para exercer a função de Supervisor, poderá ser admitido o docente não efetivo, desde que este esteja atuando em sala de aula na área, modalidade ou etapa correspondente ao curso que compõe o Subprojeto e que atenda ao estabelecido no Edital. Se não houver profissionais efetivos (ou do não interesse destes na participação do PIBID), a direção da escola deve encaminhar documento destacando a situação em questão;
e) nos subprojetos interdisciplinares a formação em licenciatura do supervisor deverá ser em uma das áreas que compõem o subprojeto;
f) possuir disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades relacionadas à sua função no PIBID e declarar que possui pelo menos 40 horas mensais (cerca de 10 horas semanais) para cumprir as atividades do PIBID;
g) cadastrar e manter atualizado o seu currículo na Plataforma Freire, no endereço eletrônico, para fins de verificação dos requisitos de participação no PIBID e concessão de bolsa, pela Capes.
Processo seletivo
O processo seletivo constará de Prova de Títulos, de caráter classificatório, com valor máximo de 100 pontos, conforme critérios especificados no Edital, totalizando:
a) Titulação acadêmica: 30 pontos, no máximo. Pontos não cumulativos, será considerado o título de maior grau;
b) Atividades didáticas/experiência profissional: 56 pontos, no máximo. Pontos cumulativos; e
c) Produção científica e/ou artística: 14 pontos, no máximo. Pontos cumulativos. As fases de análise das inscrições e documentos, classificação dos candidatos e análise dos recursos, serão de responsabilidade do respectivo Coordenador de Área do Subprojeto.
PIBID
O PIBID é um programa executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação, que visa fomentar a iniciação à docência e, assim, contribuir para o fortalecimento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.