A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PrEx), lança Edital que concede bolsas de extensão para acadêmicos quilombolas, indígenas, afrodescendentes e pessoas com deficiência de baixa renda. São oferecidas 20 bolsas, das quais 15 para o campus-sede, em Montes Claros, e cinco destinadas aos campi de outros municípios. Cada uma no valor de R$ 700 mensais, pagas em seis parcelas. O objetivo é contribuir para a permanência na instituição de ensino superior do estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As inscrições começam às 8h da próxima sexta-feira (11/07) e prosseguem até às 17h do dia 30 de julho.

Inscrição

Os interessados devem se inscrever pelo preenchimento de formulário específico, disponibilizado no link https://forms.gle/G8TtwFYGTYwUYug67. Os documentos exigidos no ato de inscrição deverão ser digitalizados em arquivo único, no formato PDF e na ordem estabelecida no Anexo II do Edital.

Requisitos

Os candidatos precisam ser de baixa renda e estarem matriculados em cursos presenciais de todos os campi da Unimontes, com situação regular e frequente. Considera-se estudante de baixa renda quem tiver renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Para a avaliação da vulnerabilidade socioeconômica, será considerado critério exclusivo e classificatório a inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com atualização realizada nos últimos 24 meses. Será habilitado(a) o(a) candidato(a) cuja renda familiar per capita informada no CadÚnico seja de até 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo e meio. A classificação socioeconômica seguirá a ordem crescente da renda per capita informada no CadÚnico. Serão considerados também, para fins de desempate, os marcadores sociais de vulnerabilidade registrados no extrato do CadÚnico. O CadÚnico poderá ser emitido pelo link https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/cadastro-unico ou emitido pelos serviços de assistência social do município.

Seleção e atividades dos bolsistas

A seleção vai ocorrer em até três etapas: inscrição, análise documental e socioeconômica e visita domiciliar, por amostragem, a ser realizada pela equipe técnica a qualquer momento, durante a vigência do Edital.

Os bolsistas cumprirão a carga horária de 20 horas semanais no Circuito de Conhecimentos ou na assistência estudantil ou em projetos de extensão vinculados à Unimontes que abordem as áreas da Saúde, Artes, Direitos Humanos e Justiça, onde os bolsistas planejarão, organizarão e executarão atividades sob orientação dos professores coordenadores e da PrEx. Os bolsistas se comprometem a participar como voluntários do III Congresso Internacional em Educação e Inovação da Unimontes, rodas de conversa e debates relacionados a temas de Direitos Humanos, Racismo, Comunidades e povos tradicionais; e a entregar relatório mensal de suas atividades e relatório final do período de vigência de sua bolsa, dentre outros.

O resultado final pós-recursos será divulgado no dia 11 de agosto, a partir das 15h, no site peaes.unimontes.br.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail peaes@unimontes.br.

Relacionadas

Unimontes – Observatório das Desigualdades abre seleção para duas bolsas de R$ 770 – Inscrições começam dia 21
Museu da Unimontes convida para exposições que trazem diferentes linguagens artísticas e visões de mundo
Edital PrEx Unimontes para Programa Estadual de Assistência Estudantil: sete auxílios financeiros para o 2º semestre
Professor da Unimontes apresenta trabalho em Congresso Mundial IEEE de 2025 na Finlândia
Programa de assistência odontológica Unimontes/Santa Casa completa 14 anos com 5,5 mil atendimentos oncológicos
Abertas inscrições para o Congresso Internacional de Educação e Diversidade