A Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Estadual de Montes Claros – (Unimontes), por meio da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), lança Edital de processo seletivo para concessão de ajuda financeira proveniente da emenda parlamentar. São oferecidas 185 vagas – 5% das quais destinadas a alunos com deficiência –, no âmbito do Programa Estadual de Assistência Estudantil (PEAES), para auxílio-alimentação no valor mensal de R$ 150, a ser depositado na conta do beneficiário em até nove parcelas. A vigência é de junho a dezembro de 2025.
A iniciativa visa contribuir para custear parte das despesas com alimentação do acadêmico matriculado na Unimontes, desde que atenda aos requisitos do Edital, disponível no link https://unimontes.br/wp-content/uploads/2024/12/EDITAL-EMENDA-PARLAMENTAR-ALIMENTACAO_peaes_04-2025.pdf.
As inscrições começam no dia 20 e seguem até 26 de maio. Os interessados devem preencher formulário específico, acessível pelo endereço eletrônico https://peaes.unimontes.br.
A quem o auxílio é destinado
O auxílio-alimentação destina-se a estudantes de baixa renda que ainda não recebem nenhum auxílio do PEAES neste ano, em situação regular, devidamente matriculados e frequentes no corrente semestre em cursos presenciais de graduação, pós-graduação e cursos técnicos de nível médio mantidos pela Unimontes.
Considera-se estudante de baixa renda o candidato cuja renda familiar per capita seja igual ou inferior a um salário mínimo e meio vigente, com base na Lei Estadual nº 22.570, de 5 de julho de 2017. Entende-se por renda familiar per capita a soma bruta de todos os rendimentos dos integrantes da composição familiar, dividida pelo número de todos os membros. A composição familiar é o núcleo de pessoas unidas por laços afetivos, com ou sem laços consanguíneos, que têm como principal tarefa o cuidado e a proteção dos membros, usufruem dos mesmos recursos financeiros e podem residir ou não no mesmo domicílio.
Os documentos solicitados para inscrição, elencados no Edital, deverão ser digitalizados em arquivo único, na ordem especificada e anexados em campo próprio no formulário, apenas em formato PDF, de forma legível, sem necessidade de autenticação. Não serão aceitos arquivos com tamanho superior a 100 MB cada.
Processo seletivo
O processo seletivo terá as seguintes etapas: Inscrição – preenchimento do formulário socioeconômico no sistema e envio da documentação para comprovação da realidade familiar, conforme disponibilizado no Edital; Análise Socioeconômica – avaliação das informações do formulário socioeconômico e da documentação apresentada pelo candidato, por parte da equipe técnica e supervisionada pela CAE; Classificação Preliminar – divulgação da lista preliminar dos candidatos deferidos após a análise documental, antes da interposição de recursos; Recurso – interposição de recurso contra a Análise Socioeconômica; Análise dos Recursos – avaliação dos recursos interpostos; e Resultado Final – divulgação do resultado final, com a lista de candidatos aprovados dentro do número de vagas e da respectiva lista de espera, quando houver, após análise de recursos.