A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), divulgou a relação das 285 instituições de ensino superior (IES) do país que foram habilitadas a iniciar novos projetos no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Uma delas é a Universidade Estadual de Monte Claros (Unimontes), contemplada com 1.088 bolsas do Programa Residência Pedagógica e 856 bolsas do Pibid.

Acesse aqui o resultado final

O lançamento oficial do Pibid e do Programa Residência Pedagógica – editais 2018 – acontecerá na próxima sexta-feira (17/08), das 14h às 17h, na quadra 01 do campus-sede da Unimontes. Participarão do evento, representantes das superintendências regionais de ensino e diretores de escolas públicas (estaduais e municipais), bem como professores orientadores, preceptores/supervisores e residentes/bolsistas de iniciação à docência.

A coordenadora geral do Pidib e do Programa Residência Pedagógica da Unimontes, professora Silvana Diamantino França, ressalta que, além de Montes Claros, a Universidade irá desenvolver as atividades nos municípios onde possui campi com cursos de licenciatura: Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Januária, Janaúba, Paracatu e Unaí. “A meta é atender pelo menos 10 escolas da rede publica estadual e municipal em cada cidade nos dois programas”, informa.

Ela explica que os dois programas representam um ganho para os alunos dos cursos de licenciatura e proporcionam a melhoria da educação básica. A coordenadora destaca que o Pibid facilita o contato dos acadêmicos de licenciatura com a educação básica, por meio do desenvolvimento de projetos de iniciação à docência. Já o Programa Residência Pedagógica permite que os acadêmicos desenvolvam trabalhos nas salas de aula, com atividades de regência e atendimento a outras demandas. Os estudantes também participam do processo de melhoria do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas públicas.

PALESTRAS E CONGRESSO INTERNACIONAL

Durante o lançamento oficial do Pibid e do Programa Residência Pedagógica, serão proferidas palestras, inseridas também na programação do I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes, que será sediado na Unimontes no período de 15 a 17 de agosto.

Estará em discussão o tema “Pibid e Residência Pedagógica como políticas públicas e a diversidade na formação docente”, com palestras da professora Alessandra Assis, ex-presidente do Diretório Nacional do Pibid e docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e do professor Helder Eterno da Silveira, ex- Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério da Capes/MEC. A professora Silvana Diamantino França será a mediadora.

SERVIÇO:

Lançamento oficial do Pibid e do Programa Residência Pedagógica – editais 2018